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Facebook para PME - Como otimizar a sua presença no Facebook?

 


Os formandos do Sistema de Aprendizagem – Técnico/a Comercial do Cecoa - Coimbra estiveram com a formadora Vera Carvalho, durante a manhã do dia 28/10/2014, no auditório do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro a assistir ao Workshop “Facebook para PME – Como otimizar a sua presença no Facebook”.

Os jovens tiveram oportunidade de ouvir a Diretora de Assuntos Públicos do Facebook (FB) de Espanha e Portugal, Natalia Basterrechea, informando-os acerca das mais valias e do valor acrescentado do FB para as PME, com estatísticas, estudos e exemplos de sucesso.

Seguidamente, ficaram sensibilizados com a clareza e objetividade de Nerea Llorca, Coordenadora do FB para Negócios, tomando conhecimento da importância da utilização desta rede social para atingir os clientes-alvo, através da construção de uma estratégia de Marketing, na qual seja reconhecível a identidade do negócio. Constataram ainda que é importante a empresa saber que as suas histórias competem com outras, daí ser fundamental a sistematização do perfil da sua audiência, tendo em atenção as suas preferências e gostos. No que diz respeito à gestão da página, deverá ser atualizada pelo menos duas vezes por semana, com textos curtos e afetivos, imagens, eventos e vídeos.

Nerea Llorca, aconselhou as empresas a chegarem aos seus clientes através de um contacto direto e personalizado, utilizando as ferramentas promocionais, nas quais deverão definir os critérios para análise do seu público-alvo (target), entre os quais: demografia, geografia, interesses e comportamentos das audiências (Core Audiences), pesquisa de clientes habituais e pessoas que visitam a página (Custom audiences) e análise das visitas e partilhas que promovem a marca (Measure Sucess).

No final, os jovens tiveram oportunidade de conhecer um Case Study, através do relato do gestor da empresa portuguesa “Vertty”, especializada na venda de toalhas de praia. Diogo Cruz, CEO da Vertty, partilhou a forma como lhe surgiu a ideia de vender toalhas de praia com design, chamando a atenção da audiência para os fatores que o ajudaram a construir o seu público-alvo: criou empatia com os “amantes” da praia, desenvolveu uma voz única para a marca e tirou partido da presença do FB a nível global.

Os jovens concluíram que a rede social Facebook, para além de ser uma oportunidade de socialização, permite a promoção de serviços e produtos das Empresas. Contudo, ficaram alerta para uma melhor gestão das suas preferências pessoais, pois poderão ser facilmente detetáveis por marcas e produtos, e alvo fácil de estratégias de marketing agressivas.





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