Início / Notícias / Dia da Mulher

Dia da Mulher

 

O tema das comemorações deste ano do Parlamento Europeu para o Dia Internacional da Mulher é “Empowering Women and Girls Through Education”. Este tema é baseado no relatório de iniciativa que a Eurodeputada Liliana Rodrigues tem à sua responsabilidade através da Comissão do Direito das Mulheres e Igualdade de Género.
 
Liliana Rodrigues defende que “a educação é o meio mais eficaz para se atingir os princípios subjacentes à igualdade de género”.
 
A este propósito o CECOA – Centro de Formação para o Comércio e Afins tem desempenhado um duplo papel.
 
Para a maioria das mulheres trabalhar e ter que cuidar da casa e dos filhos não é uma tarefa fácil, especialmente se não existir apoio familiar, próximo.
 
Assistimos, nos últimos anos, a progressos significativos das empresas e instituições governamentais na promoção de medidas de responsabilidade social e igualdade de género.
 
Não são a maioria! Mas, algumas organizações já têm ou aderem a códigos de ética e de responsabilidade social e demonstram e aplicam, no dia-a-dia, uma preocupação genuína com os seus colaboradores, o CECOA é uma delas.
 
De âmbito nacional, tem a sua sede em Lisboa e conta com delegações no Porto e em Coimbra. As mulheres são a grande maioria nos três locais, dos 37 trabalhadores, 89% são mulheres.
 
A formação é o core business do CECOA e por isso colabora regularmente com 615 formadores, dos quais 65% são mulheres. Já formou 90.965 formandos, em 2014 a percentagem de mulheres foi de 67%.
 
Mas, o contributo para o “Empowering Women and Girls Through Education” não fica por aqui! Mesmo ao nível das chefias, o CECOA, continua a liderar no feminino, a Presidente do Conselho de Administração é uma mulher e a Diretora executiva, também. O CECOA tem 5 chefias intermédias e 80% são mulheres. Todos são unânimes em dizer que o CECOA é uma boa organização para trabalhar.
 
Será, assim, porque no CECOA existem um conjunto de medidas ao nível da gestão de recursos humanos que permitem a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar?
 
A verdade é que as medidas são relativamente recentes e foram implementadas por uma mulher. Entre outras, no CECOA é possível:

  • Ter horários de trabalho flexíveis e diferenciados;
  • Recorrer a teletrabalho;
  • Beneficiar de protocolos e parcerias celebrados com entidades em áreas como a saúde e lazer para trabalhadores e formadores.

A destacar, ainda, a permanente preocupação e incentivo para a formação contínua dos seus trabalhadores e um espírito de abertura para o prosseguimento de estudos superiores. Atualmente, são 4 trabalhadores, 75% dos quais, mulheres que estão a realizar licenciaturas e mestrado.
 
Somos um Centro de Formação composto maioritariamente por mulheres, quer ao nível de quem trabalha, quer ao nível de para quem trabalhamos, como tal a contribuição para o desenvolvimento profissional e formativo das mulheres é grande.
 
Mas, no CECOA todos os dias são especiais e todos os dias nos preocupamos em ser admirados pelos nossos colaboradores, formandos e parceiros indiscriminadamente do seu Género.
 





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional