Início / Notícias / Encontro «Jovens e o Futuro»

Encontro «Jovens e o Futuro»

 

 

 

 

 

 

 

O Encontro «Jovens e o Futuro» realizou-se no dia 22 de março, fruto de uma parceria alargada entre o Projeto Neets at Risk e a Câmara Municipal de Lisboa, Direitos Sociais; o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ); a Fundação PT; o Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD); a Fórum Estudante e a Tese – Associação para o Desenvolvimento.

Reunimos no Fórum Picoas, em Lisboa, cerca de 140 participantes, entre jovens, técnicos e responsáveis pela formação profissional de jovens, empresas e tutores/mentores, com o propósito de refletirmos em conjunto o tema do emprego jovem, as expetativas e potenciais saídas profissionais dos jovens, os padrões de vida em sociedade, o compromisso das empresas e da sociedade civil.

Pedro Ramos diretor de Recursos Humanos da Groundforce partilhou a sua visão sobre as profissões do futuro, que surgiram ligadas ao mundo digital e à globalização, aos serviços e à nova ordem demográfica. A automação, a inteligência artificial e o avanço tecnológico implicam o desaparecimento de algumas profissões e o surgimento de outras e novas formas alternativas de trabalhar e de cooperar.

No painel «jovens e as competências», Inês Carmo da TESE - Associação para o Desenvolvimento moderou o debate desafiando os oradores convidados a refletir sobre as competências mais determinantes no seu percurso e mais valorizadas pelos empregadores. Sendo que as competências mais valorizadas pelos empregadores são: a responsabilidade; a disponibilidade para aprender; a proatividade e iniciativa; a motivação; a capacidade de trabalho em equipa. A Luísa Magnano do Programa Escolhas trouxe-nos o exemplo de dois dinamizadores comunitários e de que forma o Programa Escolhas promove o desenvolvimento das competências dos jovens em situação NEET.

No painel «compromisso das empresas», moderado por Maria José Veloso da Fundação PT, participaram Salomé Barreira responsável pela formação do El Corte Inglés e Vasco Antures responsável de Compras da Resquímica. Ambos salientaram o papel da formação profissional na preparação dos jovens, a importância dos estágios que permitem aos jovens um primeiro contacto com o mundo do trabalho. Sublinharam ainda a responsabilidade social das empresas em contribuir para o percurso profissional dos jovens.

O Projeto Neets at Risk é coordenado pelo CECOA e implementado em Portugal com a Junta de Freguesia de Alcântara e a Universidade Católica Portuguesa. É um projeto Eramus +. Para saber mais consulte o site: http://www.preventingneets.eu/

 

 





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional