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Qualidade ao Serviço da Educação de Adultos

 

Melhorar continuamente a qualidade dos serviços que presta é um desígnio central do CECOA, expresso na sua Política da Qualidade, mas mais importante, nas iniciativas e projetos em que se envolve. Investir em metodologias e apostar em práticas que possam contribuir para esta melhoria faz parte da estratégia do CECOA. Desta vez, o foco da nossa atenção é a Educação de Adultos, uma das nossas ofertas formativas com maior peso no atual contexto de ajustamento das competências às necessidades do mercado de trabalho e às necessidades de desenvolvimento profissional e pessoal dos portugueses e das portuguesas.

Assim, foram dois os eventos recentes em que o CECOA esteve envolvido, ambos no âmbito do projeto europeu Erasmus + “PRALINE - Peer Review in Adult Learning to Improve Formal and Non-formal Education”em que os temas centrais foram a Educação de Adultos e a Qualidade:

Conferência Nacional “Qualidade ao Serviço da Educação de Adultos “Revisão por Pares” uma proposta inovadora?” organizada pelo CECOA no passado dia 04 de maio nas suas instalações em Lisboa.

A conferência teve como objetivos:

  • dar a conhecer a metodologia da “Revisão por Pares Europeia na Educação de Adultos”, uma metodologia de apoio à qualidade na Educação de Adultos;
  • dar conta dos resultados do teste piloto realizado em Portugal em 4 entidades prestadoras de serviços de Educação de Adultos: CECOA, CENFIC, CINEL e KERIGMA;
  • sensibilizar para a importância de uma “cultura de qualidade” e de como esta metodologia pode ser uma mais-valia no esforço de qualidade das entidades que oferecem oportunidades de aprendizagem (sejam formais ou não formais);
  • demonstrar a capacidade de aplicação desta metodologia a vários subsetores de Educação e de Formação (formação inicial de jovens; formação contínua; orientação e encaminhamento; reconhecimento, validação e certificação de competências), nomeadamente convidando o CITEFORMA a apresentar a sua experiência no Projeto “Peer Review VNFIL (Validation of non formal and informal learning) Extended”;
  • demonstrar a compatibilidade desta metodologia com sistemas de garantia da qualidade já existentes nas entidades, de que é exemplo o sistema de certificação de entidades formadoras em Portugal;
  • dar a conhecer o que têm sido desenvolvimentos recentes (a nível nacional e europeu) em matéria de Educação de Adultos, por um lado, e de Qualidade na Educação e Formação Profissionais, por outro, contando com a participação de entidades com responsabilidades e ação nestes dois domínios: EAEA, APCEP, ANQEP, DGERT.

 

 

Se não teve oportunidade de participar mas o tema lhe interessa por favor aceda nos links abaixo ao programa e às apresentações dos diversos oradores.

Programa (clique aqui)

Apresentações:

 

Focus na Educação de Adultos: desenvolvimentos a nível europeu e nacional

EAEA - European Association for the Education of Adults e APCEP – Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente (clique aqui)

ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. (clique aqui)

 

Focus na Qualidade na Educação de Adultos: Revisão por Pares Europeia na Educação de Adultos: uma metodologia de apoio à qualidade na Educação de Adultos - Projeto “PRALINE“

CECOA, Centro de formação Profissional para o Comércio e Afins (clique aqui)

 

Focus na Qualidade das Entidades Formadoras

DGERT - Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (clique aqui)

 

Metodologia da Revisão por Pares aplicada a outras áreas da Educação e da Formação

CITEFORMA, Projeto “Peer Review VNFIL Extended” (clique aqui)

 

Conferência Internacional “Adult Education and Learning: Putting Quality into Action” organizada pela parceria do projeto PRALINE (parceria que o CECOA integra) nas instalações da Regione Umbria (outro dos parceiros do projeto), em Bruxelas, no passado dia 10 de maio.

Esta Conferência contou com a participação de organizações convidadas, com responsabilidades e ação, designadamente a nível europeu, em matéria de Educação de Adultos e de Qualidade na Educação e Formação Profissionais (CEDEFOP, DG EMPREGO, Secretariado EQAVET, EAEA, etc) tendo sido a oportunidade para apresentar, a uma plateia de mais de 60 pessoas oriundas de vários países da Europa, os resultados do projeto PRALINE. Num painel bastante rico e participado, Portugal – como de resto, os restantes países que testaram a metodologia da “Revisão por Pares Europeia na Educação de Adultos”, Itália, França, Lituânia e Malta – teve a oportunidade de dar conta dos resultados do teste piloto da metodologia que decorreu no CECOA, no CINEL, no CENFIC e na KERIGMA, destacando os pontos fortes, áreas de melhoria, lições aprendidas e potencial de aplicação da metodologia em Portugal.

 

 

Efetivamente, a convite do CECOA, 3 outras entidades formadoras, com trabalho na área da Educação de Adultos (formal e não formal) participaram, de forma voluntária e em rede nacional, na aplicação piloto da metodologia da “Revisão por Pares Europeia na Educação de Adultos”, numa ação de formação de pares preparatória (envolvendo 16 pares das 4 entidades) e nos 2 eventos acima descritos, numa iniciativa pouco comum em projetos desta natureza. Do ponto de vista do CECOA, este facto é revelador, por um lado, do empenho destas 4 entidades com uma “cultura de qualidade” nas suas organizações e nos seus serviços de educação para Adultos, e por outro lado, do interesse e do potencial desta metodologia enquanto medida de garantia e desenvolvimento da qualidade com utilidade e aplicabilidade clara num largo espectro de entidades que tenham na sua missão ou em iniciativas pontuais, serviços de educação (latu sensu) para Adultos.

Aos diferentes envolvidos nesta iniciativa da parte do CINEL, CENFIC e KERIGMA o nosso muito obrigado. Que esta seja a “semente” para o desenvolvimento de uma rede mais ampla de entidades formadoras que, em Portugal, em rede nacional ou transnacional, apliquem a Metodologia Europeia da Revisão por Pares!

Se vê potencial de aplicação desta metodologia na sua organização, por favor, conheça melhor o Manual e a Tool-box desta Metodologia em:

http://www.cecoa.pt/custompage/projects?tproj=internacional&aid=107 ou em http://www.praline-project.eu/ ou envie um email para cristina.dimas@cecoa.pt.

 





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