Início / Notícias / A convite da Comissão Europeia o CECOA participa na 2ª "European Vocational Skills Week".

A convite da Comissão Europeia o CECOA participa na 2ª "European Vocational Skills Week".

Decorreu entre 20 e 24 de Novembro por toda a Europa.

 

A convite da Comissão Europeia o CECOA participou na 2ª “European Vocational Skills Week” que decorreu entre 20 e 24 de Novembro por toda a Europa! Foram mais de 1500 eventos a decorrer um pouco por toda a Europa e que mobilizaram a comunidade formativa em torno do lema “Discover Your Talent”!

 

 

A presença do CECOA consubstanciou-se na participação na conferência plenária “Promoting the Vocational Skills Agenda – Together que aconteceu em Bruxelas no dia 22 de Novembro e que contou com mais de 1000 participantes. Num painel muito participado e subordinado ao tema Sectoral cooperation on skills: a "Blueprint" for competitiveness, a Coordenadora da Unidade Inovação e Negócios do CECOA, Cristina Dimas, teve oportunidade de referir quais são, da sua experiência já longa em projetos de cooperação europeia, as principais diferenças entre projetos de cooperação de base setorial e de base não setorial e de expressar quais são, do seu ponto de vista, os benefícios da cooperação europeia de base setorial, nomeadamente daquela que tem como objeto as qualificações e as competências.

 

 

Houve, ainda, a oportunidade para, tanto na sessão plenária como na sessão paralela da tarde subordinada ao tema “Sector Skills Alliances Blueprint for Sectoral Cooperation and Skills” se apresentar o mais recente projeto de cooperação europeia de base setorial em que o CECOA está envolvido, em consórcio nacional com a CCP e a ANQEP. O projeto ALL-ECOM é uma Aliança de Competências Setorial no âmbito do programa ERASMUS + focada no desenvolvimento de referenciais europeus em matéria de qualificações e competências em e-commerce, envolvendo 3 países europeus (Portugal, Espanha e Áustria) e visando contribuir para a diminuição do défice de qualificações e de competências no setor do comércio, originado pelas alterações digitais, através do estabelecimento de um programa de cooperação e de intercâmbio entre stakeholders representativos de empresas, de entidades formadoras, de organizações setoriais e de entidades públicas com funções de regulação em matéria de qualificações.

A sessão de encerramento da Conferência esteve a cargo da Comissária Europeia para o Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade dos Trabalhadores, Marianne Thyseen e de Jean Arthuis, Presidente da Comissão dos Orçamentos do Parlamento Europeu que partilharam com a audiência as suas perspetivas (e expetativas) em relação à educação e formação profissionais 2020 e pós 2020.

 

 

A semana culminou com uma cerimónia de encerramento no dia 24 de novembro na Comissão Europeia que contou, mais uma vez, com a presença de Marianne Thyseen e que visou celebrar a “Excelência na Formação” com a atribuição de uma série de prémios a pessoas e organizações.

Mais informações sobre o evento: clique aqui

Os eventos podem ser seguidos nas redes sociais #EUVocationalSkills e #DiscoverYourTalent

 

 

 





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400

Porto

223 392 680

Coimbra

239 851 360