Executar tratamentos de beleza e bem-estar no pré e pós cirurgia estética

Executar tratamentos de beleza e bem-estar no pré e pós cirurgia estética

Local: Lisboa   |   Presencial - Pós-laboral
Contactos:
Vanda Bernardo
vanda.bernardo@cecoa.pt |
213112400
Duração: 50 H
Datas: 11-05-2026 a 13-07-2026
Horário:
Presencial - Pós-laboral
Realizações:
Receber e instalar o cliente para o serviço.
Avaliar e planear o protocolo do serviço.
Executar e monitorizar os tratamentos de beleza e bem-estar.
Conhecimentos:
Intervenções de cirurgia estética plástica e reparadora – tipos, cuidados associados, recomendações.
Conceito de cicatrização – primária, secundária.
Tecido intervenientes na cicatrização – pele, sistemas nervosos, linfático, sanguíneo, muscular.
Fases da cicatrização - inflamatória ou exaustiva, proliferativa ou regenerativa, reparativa ou manutenção.
Distúrbios da cicatrização – hipertrófica, atrófica, queloide, normotrófica.
Cuidados de pré – cirurgia estética para melhor cicatrização e menor desconforto - hidratação e refirmação da pele, equilíbrio do manto hidrolipídico e melhoria da renovação celular, massagem de relaxamento, alívio da tensão muscular, protocolos de redução da retenção de líquidos e melhoria da circulação periférica.
Cuidados pós–cirurgia estética - repouso, aplicação de frios, drenagem linfática manual, seguir o percurso das vias não comprometidas pela cirurgia, elevação do segmento a ser drenado.
Massagem periférica, massagem da cicatriz, manobras de fricção profunda, micro massagem.
Eletroterapia complementar.
Organização física da área de trabalho.
Protocolo de instalação do cliente.
Protocolos de pré cirurgia estética de limpeza, hidratação e refirmação da pele, estímulo da circulação sanguínea e linfática, técnicas de relaxamento.
Protocolos de pós cirúrgica estética de aplicação de frios, manobras de massagem, cosmética e eletroterapia complementar.
Colaboração entre o/a técnico/a e o/a e o/a profissional de saúde.
Preenchimento das fichas de registo de cliente.
Informação e aconselhamento ao cliente.
Avaliação da satisfação do cliente.
Normas de segurança e saúde no trabalho
Preço: Gratuito
Outras informações
Tratando-se de um curso de Nível 5, é requisito que todos os participantes possuam, no mínimo, o 12.º ano de escolaridade concluído.