Início / Formação Empresarial / Cursos / Higiene, segurança e saúde no trabalho no setor da saúde



6572 - Higiene, segurança e saúde no trabalho no setor da saúde


Não existem ações calendarizadas neste momento.  Interessa-me
Não existem ações calendarizadas neste momento.  Interessa-me
Não existem ações calendarizadas neste momento.  Interessa-me

Duração

50 h


Objetivos

Identificar os conceitos básicos de segurança, higiene e saúde no trabalho. Identificar a legislação de enquadramento no âmbito da segurança, higiene e saúde no trabalho e sua aplicação no setor da saúde. Identificar os fatores de risco profissional e princípios gerais de prevenção associados ao serviço e função desempenhada. Identificar o conceito de ergonomia. Identificar os fatores inibidores de bem-estar associados ao ambiente de trabalho. Identificar os requisitos mínimos de segurança e saúde a seguir na movimentação de cargas. Identificar as principais doenças profissionais: tipologia e causas. Explicar que as tarefas que se integram no seu âmbito de intervenção terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um profissional de saúde. Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do profissional de saúde e aquelas que podem ser executadas sozinho. Aplicar as medidas de prevenção, proteção e tipos de atuação no âmbito da higiene e segurança no trabalho. Aplicar normas e procedimentos a adotar perante uma situação de emergência no trabalho. Explicar a importância de se atualizar e adaptar a novos produtos, materiais, equipamentos e tecnologias no âmbito das suas atividades. Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite. Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar de terceiros. Explicar a importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar. Explicar a importância de cumprir as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho. Explicar a importância de agir de acordo com normas e/ou procedimentos definidos no âmbito das suas atividades. Explicar a importância de prever e antecipar riscos. Explicar a importância de demonstrar segurança durante a execução das suas tarefas. Explicar a importância da concentração na execução das suas tarefas. Explicar a importância de desenvolver uma capacidade de alerta que permita sinalizar situações ou contextos que exijam intervenção.


Público

Profissionais ativos, empregados e desempregados que, no âmbito da sua formação contínua, pretendam aperfeiçoar/atualizar os conhecimentos nas respetivas áreas de formação.


Programa

Definições associadas à segurança, higiene e saúde no trabalho Conceitos de trabalho, de saúde, de perigo, de risco, de acidente, incidente, doença profissional, doença relacionada com o trabalho, condições de trabalho, prevenção, proteção, avaliação de riscos, controlo de riscos Legislação de enquadramento da matéria no setor da saúde Riscos profissionais Conceitos e terminologia Princípios gerais de prevenção Tipologia de riscos profissionais Locais e postos de trabalho Equipamentos de trabalho Contacto com produtos químicos e tóxicos Transporte de cargas Contacto com fontes elétricas Incêndio, inundação e explosão Contacto com radiações Medidas de prevenção, proteção e tipos de atuação no âmbito SHST Sinalização de segurança no local de trabalho Equipamentos de proteção individual e coletiva Rotulagem e armazenagem de substâncias perigosas Plano de emergência - Situações de catástrofe (ex. incêndios, inundações, tremores de terra…) - Plano de evacuação Ergonomia Conceito e objetivos Requisitos mínimos de segurança e saúde na movimentação manual de cargas Fatores ambientais inibidores do bem-estar no trabalho - Ruído - Vibrações - Ambiente térmico - Qualidade do ar - Sistema de iluminação Principais doenças profissionais Definição legal e sua classificação Causas dos acidentes e das doenças profissionais Estatísticas e impactos socioeconómicos Tarefas que em relação a esta temática se encontram no seu âmbito de intervenção Tarefas que, sob orientação de um profissional de saúde, tem de executar sob sua supervisão direta Tarefas que, sob orientação e supervisão de um profissional de saúde, pode executar sozinho/a


Certificação

No final do curso os participantes receberão um Certificado de Qualificações, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação. Esta UFCD - Unidade de Formação Modular Certificada está integrada no Catálogo Nacional de Qualificações e faz parte de um percurso de qualificação de nível de qualificação - 4 , pelo que a certificação nesta UFCD, contribui para uma qualificação profissional daquele nível.


Preço

Gratuito


Regalias

As formações modulares certificadas estão isentas de taxa de inscrição.






Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional