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10746 - Segurança e Saúde no Trabalho – situações epidémicas/ pandémicas


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Duração

25 h


Objetivos

Identificar o papel e funções do responsável na empresa/organização pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em situações de epidemias/pandemias no local de trabalho. Reconhecer a importância das diretrizes internacionais, nacionais e regionais no quadro da prevenção e mitigação de epidemias/pandemias no local de trabalho e a necessidade do seu cumprimento legal. Apoiar os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na implementação do Plano de Contingência da organização/empresa, em articulação com as entidades e estruturas envolvidas e de acordo com o respetivo protocolo interno, assegurando a sua atualização e implementação. Apoiar na gestão das medidas de prevenção e proteção dos trabalhadores, clientes e/ou fornecedores, garantindo o seu cumprimento em todas as fases de implementação do Plano de Contingência, designadamente na reabertura das atividades económicas.


Público

Profissionais ativos, empregados e desempregados que, no âmbito da sua formação contínua, pretendam aperfeiçoar/atualizar os conhecimentos nas respetivas áreas de formação.


Programa

Papel do responsável pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em cenários de exceção Deveres e direitos dos empregadores e trabalhadores na prevenção da epidemia/pandemia Funções e competências – planeamento, organização, execução, avaliação Cooperação interna e externa – diferentes atores e equipas Medidas de intervenção e prevenção para trabalhadores e clientes e/ou fornecedores – Plano de Contingência da empresa/organização (procedimentos de prevenção, controlo e vigilância em articulação com os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho da empresa, trabalhadores e respetivas estruturas representativas, quando aplicável) Comunicação e Informação (diversos canais) – participação dos trabalhadores e seus representantes Auditorias periódicas às atividades económicas, incluindo a componente comportamental (manutenção do comportamento seguro dos trabalhadores) Recolha de dados, reporte e melhoria contínua Plano de Contingência Legislação e diretrizes internacionais, nacionais e regionais Articulação com diferentes estruturas – do sistema de saúde, do trabalho e da economia e Autoridades Competentes Comunicação interna, diálogo social e participação na tomada de decisões Responsabilidade e aprovação do Plano Disponibilização, divulgação e atualização do Plano (diversos canais) Política, planeamento e organização Procedimentos a adotar para casos suspeitos e confirmados de doença infeciosa (isolamento, contacto com assistência médica, limpeza e desinfeção, descontaminação e armazenamento de resíduos, vigilância de saúde de pessoas que estiveram em estreito contacto com trabalhadores/as infetados/as) Avaliação de riscos Controlo de riscos – medidas de prevenção e proteção - Higiene, ventilação e limpeza do local de trabalho - Higiene das mãos e etiqueta respiratória no local de trabalho ou outra, em função da tipologia da doença e via(s) de transmissão - Viagens de caráter profissional, utilização de veículos da empresa, deslocações de/e para o trabalho - Realização de reuniões de trabalho, visitas e outros eventos - Deteção de temperatura corporal e auto monitorização dos sintomas - Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Coletivo (EPC) – utilização, conservação, higienização e descarte - Distanciamento físico entre pessoas, reorganização dos locais e horários de trabalho - Formação e informação - Trabalho presencial e teletrabalho Proteção dos trabalhadores mais vulneráveis e grupos de risco – adequação da vigilância Revisão do Plano de Contingência, adaptação das medidas e verificação das ações de melhoria Manual de Reabertura das atividades económicas Diretrizes organizacionais – modelo informativo, fases de intervenção, formação e comunicação Indicações operacionais – precauções básicas de prevenção e controlo de infeção, condições de proteção antes do regresso ao trabalho presencial e requisitos de segurança e saúde no local de trabalho Gestão de riscos profissionais – fatores de risco psicossocial, riscos biomecânicos, riscos profissionais associados à utilização prolongada de EPI, riscos biológicos, químicos, físicos e ergonómicos Condições de proteção e segurança para os consumidores/clientes Qualidade e segurança na prestação do serviço e/ou entrega do produto – operação segura, disponibilização de EPI, material de limpeza de uso único, entre outros, descontaminação Qualidade e segurança no manuseamento, dispensa e pagamento de produtos e serviços Sensibilização e promoção da saúde – capacitação e combate à desinformação, saúde pública e SST Transformação digital – novas formas de trabalho e de consumo


Certificação

No final do curso os participantes receberão um Certificado de Qualificações, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação. Esta UFCD - Unidade de Formação Modular Certificada está integrada no Catálogo Nacional de Qualificações e faz parte de um percurso de qualificação de nível 4, pelo que a certificação nesta UFCD contribui para uma qualificação profissional daquele nível.


Preço

Gratuito


Regalias

As formações modulares certificadas estão isentas de taxa de inscrição.






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