Início / Centro de recursos / Artigos / Empreendedores de Sucesso

Empreendedores de Sucesso


Confesso que muitas das abordagem actuais ao conceito de Empreendedor, ainda me fazem ter uma visão dum super-homem, de alguém com tantos atributos, uma movie-star, que no fundo não parece ser algo alcançável ao simples e comum dos mortais…

Com relativa frequência, os Media dão exemplos de grandes empreendedores, com impérios fantásticos, grandes grupos económicos, fortunas assinaláveis…Nada tenho contra este Empreendedorismo, que gera emprego e riqueza ao País, muito pelo contrário, admiro e respeito. Confesso contudo, alguma dificuldade em explicar a alguém que está a sair da Universidade ou simplesmente acabou de ficar desempregado, que um dia poderá ser um Richard Branson ou um Eng.º Belmiro de Azevedo, grandes exemplos de empreendedorismo.

A questão fundamental é que nos dias que correm, muitos de nós teremos que criar o nosso próprio emprego, no fundo sermos empreendedores na nossa própria vida. Se é verdade que todos temos a capacidade de criar um futuro risonho e de sucesso, é verdade também que esta imagem dum Empreendedorismo quase inacessível “esmaga” muitos daqueles que procuram o seu caminho, colocando muitas das vezes o medo de falhar a frente do sonho de vencer…

No inicio de uma nova etapa na nossa vida, nos negócios, sabemos com alguma frequência e muito claramente “aquilo que não queremos”, “que não gostamos”. É comum procuramos assim encontrar fora de nós a solução, esse “El Dorado”, esse caminho para o sucesso, aceitamos até viver esse sonho muitas das vezes de outros, abdicando do que realmente queremos. Esse é o mesmo sucesso que um dia alguém nos vendeu sem que na verdade desejássemos comprar.

Buscamos a excelência nos manuais de economia, filosofia, engenharia, etc, e provavelmente mais cedo ou mais tarde iremos descobrir que estas escolhas não nos trouxeram valor acrescentado… temos sucesso mas não somos felizes, e o empreendedor que um dia desejamos ser irá ver os seus projectos de vida desmancharem-se, muitas das vezes sem entender porquê… Na verdade, será que seguimos o nosso sonho? A nossa Missão?

Nunca como agora os Xutos& Pontapés tiveram tanta razão.
” O que foi não volta a ser,… e querer muito é poder…”

Perante a mudança, existem ainda algumas certezas: somos capazes de criar o nosso caminho, definir as nossas prioridades e concretizar os nossos objectivos. Como?

Deixo algumas das etapas para um Sucesso Sustentável: Aquele que parte de dentro para fora.

COACHING:  AS ETAPAS PARA O SUCESSO 


SONHO | 
MISSÃO: PROPÓSITO
O Sonho é a maior alavanca para o sucesso. Quando acreditamos e alimentamos aquela que é a nossa Missão de vida, seremos sem dúvida mais resilientes, auto-confiantes, inspiradores. No inicio da Apple Steve Jobs disse que ia “mudar o Mundo”. Muitos acharam que estava doido… Essa era a sua Missão. Os resultados? Apareceram naturalmente. Os bons colaboradores? Atraiu-os para ele, inspirando-os e partilhando a sua Visão e entusiasmo. 

“O Sonho comanda a Vida” – Pedra Filosofal, António Gedeão


METAS | 
OBJECTIVOS: ACÇÃO
Passar a acção é a única forma de atingirmos os nossos Sonhos. Para tal deveremos definir claramente quais as Metas a médio prazo e os Objectivos a curto prazo. A definição destes, é fundamental para a nossa motivação, mantendo sempre um foco no destino final, permitimos medir os resultados e corrigir a trajectória.  

“De nada serve a potência sem a aderência” – Anuncio da Pirelli


ESTRATÉGIA | 
PLANO DE ACÇÃOFOCO
Definir uma Estratégia clara e elaborar um Plano de Acção, tendo a consciência do estado actual e aquele que pretendemos atingir. Sabendo dos nossos pontos fortes e daqueles que poderemos melhorar, treinando e crescendo ao longo desta viagem. É importante separar o que realmente nos interessa de tudo daquilo que nos pode retirar energia, levando ao desânimo e a desmotivação.

“Quem não sabe para onde vai, qualquer caminho lhe serve” – Alice no País das Maravilhas


PERSISTÊNCIA | 
CONCRETIZAÇÃO: MOTIVAÇÃO
Quando estamos motivados temos um “motivo para acção”. Não existem pastilhas para o sucesso, ou fórmulas mágicas que nos permitam lá chegar. A Persistência e a consequente Concretização dos nossos Sonhos assentam nesta base dum propósito muito forte, encontrando essa vontade de vencer dentro de nós próprios. Ter uma visão clara de onde queremos chegar pode inspirar-nos, dando essa força extra para seguir o caminho.

“ Onde quer que vá, vá com o coração” – Confúcio

Assim, esse sucesso no Empreendedorismo resume-se apenas e só a uma questão:


Será que estou a seguir a minha Paixão, o meu Sonho?  

Sérgio Almeida
20 de setembro de 2013





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400

Porto

223 392 680

Coimbra

239 851 360