Início / Notícias / CONFERÊNCIA "COMÉRCIO NA ERA DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS"

CONFERÊNCIA "COMÉRCIO NA ERA DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS"

Forúm Picoas, Lisboa | 21 março 2018.

 

As competências digitais são hoje um desafio incontornável e o seu défice nos recursos humanos um obstáculo ao crescimento, ao desenvolvimento de novos modelos de negócio e à competitividade. É verdade para o setor do comércio, como o é, de resto, para a estrutura económico-social em geral.

Importa, pois, perceber que desafios a Economia Digital apresenta em matéria de competências e de que forma estas impactam o setor do comércio, analisando a situação da perspetiva de diferentes partes interessadas: empresas e seus representantes, operadores de formação, especialistas, fornecedores de serviços, etc.

Importa, ainda, que os sistemas de qualificação de cada país saibam acompanhar a evolução da Economia Digital e integrem ofertas de qualificação, educação e formação profissional mais orientadas para o mercado e capazes de ultrapassar o desequilíbrio entre as competências digitais necessárias (em particular, as relacionadas com o advento do comércio eletrónico) e as existentes para o setor do comércio.

E, vivendo nós numa Sociedade Global, caminhar para uma situação de maior harmonização das qualificações, a nível europeu, parece desejável, não só considerando os desígnios de uma “Europa do Conhecimento”, mas também considerando as necessidades de competências das empresas do setor do comércio, que hoje, mais do que ontem, são ou podem ser supranacionais.

Estes são os pontos de partida e as temáticas da Conferência "COMÉRCIO NA ERA DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS" que a parceria nacional do projeto ALL-ECOM (CECOA, CCP e ANQEP, I.P.) organiza no dia 21 de março de 2018.

A conferência terá uma componente internacional, da parte da manhã, contando com a presença de oradores e participantes dos três países que integram a parceria transnacional do projeto – Portugal, Espanha e Áustria – e uma componente nacional, da parte da tarde. 

Esta conferência marca a conclusão dos trabalhos conduzidos no âmbito do projeto, o qual também será apresentado.

Programa: descarregue aqui

 

Participe!

 

Inscrições:

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição, até ao dia 19 de março, clique aqui.

 

Mais informações sobre a Conferência:

Sandra Rodrigues: 213 112 400 | sandra.rodrigues@cecoa.pt

 

Mais informações sobre o Projeto:

O projeto ALL-ECOM é uma "Sector Skills Alliance to set European standards for qualifications and skills in the e-commerce sector, financiada pelo Programa Erasmus + e visa contribuir para a diminuição do défice de qualificações e de competências no setor do comércio, originado pelas alterações digitais.

O projeto reúne parceiros de 3 Estados Membro: Espanha, Portugal e Áustria. Cada país é representado por um cluster de 3 organizações-tipo: uma representante do setor do comércio, uma entidade formadora do setor do comércio e uma entidade com funções de regulação no âmbito dos sistemas de educação e formação profissional nacionais.

Em Portugal, a parceria nacional é composta pela CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (na qualidade de stakeholder representativo das empresas do setor do comércio), pelo CECOA (na qualidade de entidade formadora especializada para o setor) e pela ANQEP, I.P. - Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (na qualidade de entidade pública com funções de regulação em matéria de qualificações).

www.allecom.org/index.php/pt/

 





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400

Porto

223 392 680

Coimbra

239 851 360