Início / Notícias / "Neets in Action"

"Neets in Action"

Contexto, desafios e sustentabilidade. 

 

  1. Contexto

O Projeto ComNetNEET - Community Networking for Integration of Young People in NEET Situation, trabalha a inclusão social dos jovens em situação NEET, entre os 18 e os 29 anos, pela via da aquisição de competências pessoais e de empregabilidade e pela promoção da aprendizagem no local de trabalho.

Em outubro de 2018, coordenámos a terceira reunião transnacional em Itália, Vicenza, com o propósito de finalizar o relatório do estado da arte das boas práticas de inclusão social, consolidar o modelo de intervenção, refletir sobre as ferramentas mais adequadas a usar no piloto e articular a intervenção com a avaliação de impacto.

 

  1. Desafios

O maior desafio da parceria é realizar uma aplicação piloto da metodologia a nível local, em Portugal, Espanha e Itália. É fundamental sensibilizar as organizações de base comunitária que trabalham com os jovens, quer a nível da prevenção, quer na promoção das medidas de atuação rápida para a ativação e (re)integração dos jovens no sistema de educação e formação profissional e no mercado de trabalho.

Partimos das melhores práticas existentes e da troca experiências para construir a metodologia, reforçando o que se faz no terreno com sucesso, e procurando colmatar lacunas. Contudo, é essencial validar o modelo através de uma abordagem local e multi-parceria antes, durante e após o teste para recolher melhorias e recomendações para aplicações futuras.

 

  1. Sustentabilidade 

Com o objetivo de melhorar a inclusão social e a empregabilidade dos jovens em situação NEET, a parceria vai reforçar o papel de diferentes partes interessadas a nível local/regional para encontrar os melhores meios de otimização dos recursos e aumentar a capacidade de trabalho em rede.

Garantir a sustentabilidade faz-se ainda pela via da divulgação e da exploração dos resultados do projeto, junto dos beneficiários relevantes, ao nível das práticas, mas também através da capacitação de profissionais, e ao nível institucional, influenciando as políticas e promovendo a melhoria da cultura existente em matéria de serviços prestados aos jovens em situação NEET.

 

O projeto “ComNetNEET” - Community Networking for Integration of Young People in NEET Situation” é financiado pelo Programa Erasmus +, Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas, parcerias estratégicas nos domínios da educação, formação e juventude.

Para mais informação:

Website do projeto: https://neetsinaction.eu/

Facebook do projeto: https://www.facebook.com/neetsinaction/

 

 





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional