Início / Notícias / Módulo a Módulo: O cidadão ativo.

Módulo a Módulo: O cidadão ativo.

Prevenção e combate a incêndios e Primeiros Socorros.

 

Segundo a Lei de Murphy, “Se alguma coisa pode correr mal, vai acabar por ocorrer”.

E nesse momento o cidadão é o responsável pela primeira resposta, que será mais ou menos eficaz de acordo com o nível de conhecimento e treino que possuir.

O módulo de Prevenção e combate a incêndios e o módulo de Primeiros Socorros permitem dar as competências necessárias para essa primeira resposta, tanto nas situações mais banais do dia-a-dia como em situações de emergência.

Ao longo do módulo de Primeiros Socorros são abordados temas fundamentais na identificação dos diferentes tipos de acidentes e doenças súbitas e quais os cuidados de prevenção inerentes a cada um deles.

Qual o comportamento esperado perante uma vítima de acidente ou doença súbita, como desencadear a cadeia de sobrevivência, como prestar cuidados para prevenir ou evitar o agravamento de eventuais lesões. Toda esta informação é transmitida, partilhada e treinada num módulo fundamental a uma cidadania ativa.

A diferença entre um pequeno incidente e uma eventual tragédia pode por exemplo, encontrar-se no conhecimento e capacidade de utilização de um simples extintor.

O módulo de prevenção e combate a incêndios, tem como objetivo a transmissão de conhecimentos sobre a aplicação e utilização de meios de 1.ª intervenção em incêndios nascentes e na aplicação dos procedimentos estabelecidos nos planos de emergência.

Também aborda os critérios de localização de equipamentos de combate, estratégias e táticas de combate, a organização de equipas de evacuação e de intervenção e quais os equipamentos de proteção individual necessários e adequados.

Estes módulos conferem uma valorização pessoal e profissional muito rica e completa, o que os torna imprescindíveis para o nosso quotidiano.

 

 

 Jody Rato

Comandante do Corpo de Bombeiros de Góis, Licenciado em Pedagogia Social e da Formação.

Formador desde 1997 em várias áreas, onde se destaca a Emergência Pré-Hospitalar.





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional