Início / Notícias / Visita ao Porto da Figueira da Foz e à The Navigator Company

Visita ao Porto da Figueira da Foz e à The Navigator Company

Delegação Centro

 

No dia 9 de abril, os formandos do curso Técnico/a de Logística e Técnico/a de Contabilidade visitaram o Porto da Figueira da Foz e a The Navigator Company.
A zona portuária da Figueira da Foz e as infraestruturas ferroviárias circundantes desempenham um papel primordial na economia local, nomeadamente na indústria da celulose, cerâmica e vidreira. É aqui que chegam diariamente as matérias primas necessárias ao desenvolvimento das atividade predominantes na zona centro.

O dia começou a bordo do navio de carga Conmar, onde foi possível contactar com a tripulação, entender como se desenvolvem as operações logísticas ao nível da gestão de transportes na receção e expedição, compreender como se desenvolvem os processos físicos e administrativos, bem como a aplicação de mecanismos de controlo interno. 

Bem haja ao Comandante Sotto Maior pela partilha de conhecimento acerca da logística portuária, que atualmente se debate com a necessidade de alargamento de modo a poder aumentar a capacidade de movimentação que é de 3 milhões de toneladas dia.

À tarde decorreu a visita à The Navigator Company onde fomos recebidos pelo Engenheiro Eurico Soares que nos guiou pela unidade fabril. A The Navigator Company é uma das referências mundiais na indústria do papel. Atualmente exporta para 130 países as 3000 toneladas de papel que produz diariamente com o apoio de tecnologia de ponta. 

A visita permitiu compreender as técnicas de planeamento e gestão da produção, os mecanismos associados à gestão previsional e a importância da correta gestão de stocks e equipamentos no processo logístico de uma unidade industrial.

As visitas realizadas, além de promotoras da consolidação das aprendizagens adquiridas em sala e das competências desenvolvidas, permitiram reconhecer o papel do transporte e da logística no tráfego de mercadorias e promover o contacto com a realidade empresarial da região.

 





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional