Início / Plano de Formação / Cursos / Cuidados na saúde mental

FORMAÇÃO MODULAR CERTIFICADA

6579 - Cuidados na saúde mental


 Inscrever-me
 Interessa-me


Local

Formação Online


Contactos

Conceição Laranjeira: coimbra@cecoa.pt 239 851 360 - CECOA Coimbra


Duração

25 h - ZOOM PÓS LABORAL


Datas

26-01-2024 a 23-02-2024


Objetivos

-Identificar o conceito de saúde mental. -Identificar as principais alterações e perturbações mentais. -Identificar as alterações de comportamento, pensamento, humor e comunicação. -Identificar as especificidades a ter em conta nos cuidados de alimentação, higiene, conforto e eliminação em indivíduos com alterações de saúde mental. -Explicar que as tarefas que se integram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um profissional de saúde. -Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do profissional de saúde e aquelas que podem ser executadas sozinho. -Explicar as formas de estabelecer uma interação com utentes que apresentam uma alteração ou perturbação mental e após validação com o profissional de saúde. -Explicar a importância de demonstrar interesse e disponibilidade na interação com utentes. -Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite. -Explicar o dever de agir em função das orientações do profissional de saúde. -Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar emocional de terceiros. -Explicar a importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar. -Explicar a importância de assumir uma atitude pró-ativa na melhoria contínua da qualidade, no âmbito da sua ação profissional. -Explicar a importância de cumprir as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho assim como preservar a sua apresentação pessoal. -Explicar a importância de agir de acordo com normas e/ou procedimentos definidos no âmbito das suas atividades. -Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes públicos e culturas. -Explicar a importância de prever e antecipar riscos. -Explicar a importância de demonstrar segurança durante a execução das suas tarefas. -Explicar a importância da concentração na execução das suas tarefas. -Explicar a importância de desenvolver as suas atividades promovendo a humanização do serviço.


Público

Profissionais ativos, empregados e desempregados que, no âmbito da sua formação contínua, pretendam aperfeiçoar/atualizar os conhecimentos nas respetivas áreas de formação.


Programa

Saúde mental Doença mental Principais alterações e perturbações mentais - Alterações do comportamento - Alterações do pensamento - Alterações do humor - Alterações da comunicação Cuidar em saúde mental Aspectos específicos nos cuidados ao utente com alterações de saúde mental: - Alimentação - Eliminação - Higiene e hidratação - Sono e Repouso - A manifestação de desconforto e de dor O/A Técnico/a Auxiliar de Saúde em interação com o individuo que apresenta alteração ou perturbação mental Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde Tarefas que, sob orientação de um enfermeiro, tem de executar sob sua supervisão directa Tarefas que, sob orientação e supervisão de um enfermeiro, pode executar sozinho/a


Certificação

No final do curso os participantes receberão um Certificado de Qualificações, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação. Esta UFCD - Unidade de Formação Modular Certificada está integrada no Catálogo Nacional de Qualificações e faz parte de um percurso de qualificação de nível de qualificação - 4 , pelo que a certificação nesta UFCD, contribui para uma qualificação profissional daquele nível.


Preço

Gratuito


Documentos para descarregar

Condições de Inscrição Participação FMC.pdf
Cronograma.pdf


 Inscrever-me
 Interessa-me




Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional