Início / Centro de recursos / Artigos / Aprender… Fazendo

Aprender… Fazendo

A formação foi ontem, é hoje e será amanhã um imperativo cada vez mais evidente e necessário à competitividade de uma pessoa ou de um negócio. Pensar que conseguimos sobreviver no mercado de trabalho sem investir no desenvolvimento e numa constante atualização de competências básicas (língua materna e estrangeiras; competências digitais; sociais e cívicas…) e competências técnicas, é pura ilusão.

Num país em que ainda cerca de 5% da população não sabe ler nem escrever e que 19% da população entre os 18 e os 24 anos abandona o sistema educativo sem ter o ensino secundário completo, é sinónimo de que há ainda muito para fazer e investir ao nível do sistema educativo e formativo.

O CECOA – Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins no mercado há 28 anos é uma das escolhas que jovens e adultos, empregados ou desempregados, vêm fazendo ao longo destes anos para o seu crescimento pessoal e profissional, e mais facilmente se integrarem no mercado de trabalho ou continuarem com sucesso a trabalhar como empresários ou como colaboradores por conta d´outrem.

Para os jovens que pretendem realizar simultaneamente o 12º ano de escolaridade e uma qualificação profissional, os cursos de Aprendizagem são uma excelente opção e alternativa ao sistema escolar. A vantagem deste sistema é que os jovens vão aprendendo, fazendo, ou seja, parte do tempo estão em sala de formação, outra parte (40%) estão em empresas a aprender no contexto real de trabalho, acompanhados por um tutor. Ao mesmo tempo vão adquirindo as competências escolares para concluírem o 12º ano com a hipótese de prosseguir os estudos para o ensino superior. Caso prefiram estão aptos para iniciar a sua actividade profissional já qualificada e atestada por um Centro de Formação com elevada notoriedade, qualidade e rigor e grande aproximação às empresas de comércio e serviços.

Em contrapartida, as empresas têm a oportunidade de preparar profissionalmente jovens, conhecer o seu desempenho e no final da formação escolherem se pretendem continuar com a sua prestação, integrando-os na empresa, nomeadamente, através dos vastos programas de incentivo atualmente existentes.

Isabel Silva Luís
Diretora CECOA





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400

Porto

223 392 680

Coimbra

239 851 360