Início / Inovação no CECOA / Projetos internacionais / INTRADE - International Trade Mobility for You

INTRADE - International Trade Mobility for You

 

Objetivos

Este projeto surge no contexto do plano de desenvolvimento do CECOA e da sua estratégia de internacionalização que conta com mais de 20 anos de investimento/atividade em projetos nacionais e internacionais de I&D e Inovação, Cooperação e Parceria, bem como fruto das necessidades específicas dos participantes diretos neste projeto.

Serão 35 participantes diretos abrangidos, formandos do Curso de Especialização Tecnológica (CET) em Comércio Internacional do CECOA, a quem será proporcionada a realização, em contexto de mobilidade internacional, de 4 semanas de formação em contexto de trabalho em empresas de uma área geográfica, linguística e cultural, distintiva da nacional e para trabalhar em mercados internacionais potencialmente diferentes dos nacionais, contribuindo, desta forma, para a formação e o desenvolvimento das suas competências profissionais, pessoais, interculturais e linguísticas. 

Este curso proporciona um perfil de saída de "Técnico/a Especialista em Comércio Internacional" (nível 5 QNQ/QEQ). O perfil profissional tem uma componente forte de relações multiculturais aspeto fundamental para o correto desempenho das atividades, que se exercem tipicamente num contexto internacional, e em relação com clientes, fornecedores e prestadores de serviços de diversos países e contextos culturais.

 

Objetivos específicos

  • Contribuir para a melhoria das competências profissionais, nos domínios técnicos do comércio internacional bem como nos domínios relacionais e de desenvolvimento pessoal, potenciada pela exposição a contextos de aprendizagem geográfica, linguística e culturalmente distinta e a práticas e realidades empresariais diferenciadas;
  • Contribuir para o aperfeiçoamento das competências de relacionamento intercultural e linguísticas;
  • Contribuir para a melhoria na integração das diferenças culturais nos processos de trabalho e de tomada de decisão;
  • Permitir o incremento de uma postura de abertura ao exterior e de tolerância e aceitação de referências empresariais e culturais diferentes das suas;
  • Fomentar a integração profissional e a empregabilidade.

 

Critérios de seleção dos participantes

Informação prévia aos participantes: em contexto do processo formativo, desde logo, para os participantes candidatos às mobilidades, no início da sua formação no CECOA.

Nesta fase inicial, os formandos são informados sobre os objetivos e o projeto pedagógico que o CECOA defende para este projeto de mobilidade e sobre como estes objetivos se interligam com o projeto pedagógico do próprio Curso.

Critérios de seleção gerais para a mobilidade: aproveitamento geral no curso; assiduidade; motivação e empenho demonstrados.

Critérios de seleção específicos para a mobilidade: aproveitamento em áreas técnicas específicas; aproveitamento em línguas estrangeiras - Inglês e Espanhol; domínio das outras línguas previstas no projeto; motivação para aprendizagem de outra língua estrangeira; aproveitamento em TIC.

Os critérios de seleção gerais serão utilizados como critérios de seriação. Os critérios de seleção específicos servirão para adequar o perfil individual de cada um dos formandos às diversas tipologias de estágios possíveis e às entidades/países de acolhimento.

Os resultados da seleção serão comunicados aos formandos e, sempre que necessário, estes serão envolvidos no processo de decisão.

Concomitantemente com o processo de seleção será solicitado a cada potencial participante que dê o seu acordo escrito relativamente à firme intenção de participar no projeto, promovendo a responsabilização pelos resultados e a prática de competências de tomada de decisão.

 

Parceria

Promotor:

CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins (Portugal)

Website: www.cecoa.pt

Contacto: Vanda Vieira

 

Parceiros:

CFA AGEFA PME Apprentissage (França)

Website: www.agefa.org

Contacto: Marcelo Braga

AVENTUS (Holanda)

Website: www.aventus.nl

Contacto: Jan Muijs

CPV Fondazione Centro Produttività Veneto (Itália)

Website: www.cpv.org

Contacto: Enrico Bressan

Generalitat de Catalunya (Governo Regional da Catalunha) (Espanha)

Website: www.gencat.cat

Contacto: Angels Font

Liceu Nicolas Brémontier (França)

Website: www.lyceebremontier.fr

Contacto: Gérard Doreille

Liceu Georges Duby (França)

Website: http://www.lyc-luynes.ac-aix-marseille.fr/spip/

Contacto: Jjaouad Filali

Câmara de Comércio e Indústria da Eslovénia - Instituto para a Educação Empresarial (Eslovénia)

Website: www.cpu.si

Contacto: Julijana Rifl

Ecole Nationale de Commerce (ENC) (França)

Website: www.enc-bessieres.org

Contacto: Bernard Dominique Grondi

 

Resultados/Impactos Esperados

  • Melhoria do desempenho profissional e das competências dos participantes (técnicas, relacionais, linguísticas, de interculturalidade, de desenvolvimento pessoal) e do pessoal das entidades envolvidas (gestão da mobilidade, de interculturalidade, integração de novos métodos de trabalho, networking, trabalho em rede, cooperação internacional)
  • Maior potencial de integração profissional e empregabilidade dos participantes
  • Maior prestígio da Qualificação de Técnico/a Especialista em Comércio Internacional junto de formandos, empresas e SEFP pelo seu reconhecimento internacional no seio da Rede NETINVET e dos países que a integram
  • Maior capacidade de atuação do CECOA e das entidades de acolhimento, a nível internacional, potenciando e alargando a rede de contatos internacionais e capitalizando a pertença à Rede e Associação NETINVET (www.netinvet.eu)
  • Cimentar, no mercado, uma posição de destaque em termos de oferta formativa de especialização tecnológica e de formação especializada em comércio internacional, capaz de oferecer elementos diferenciadores como um período de formação em contexto internacional
  • Maior eficiência e eficácia na gestão de parcerias europeias de mobilidade pelo acesso a ferramentas de mobilidade da Rede NETINVET melhoradas
  • Exemplo de boas práticas na aplicação dos princípios ECVET e de obtenção pelos participantes de uma mobilidade “reconhecida” com base numa lógica de resultados de aprendizagem
  • Maior abertura por parte do SEFP nacional para os benefícios decorrentes da obrigatoriedade/recomendação de um período de formação no estrangeiro para esta Qualificação
  • Maior confiança mútua nos SEFP e Sistemas de Garantia da Qualidade da Formação dos países envolvidos

 

Duração do projeto

junho de 2016 – maio de 2018

 

Enquadramento

Programa Erasmus +

Mobilidade Individual para fins de Aprendizagem

Mobilidade de formandos e pessoal de formação profissional

Cofinanciado pelo Programa Erasmus + da União Europeia

 

Mais Info

www.cecoa.pt





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400

Porto

223 392 680

Coimbra

239 851 360