Duração:
25
Objetivos
Analisar a estrutura, clima e cultura organizacionais, identificar os fatores críticos de sucesso das equipas e valorizar o papel de cada elemento na organização.
Aplicar técnicas de relacionamento interpessoal, liderança e motivação de equipas.
Aplicar técnicas de organização, gestão e avaliação de equipas de trabalho.
Programa
Papel das pessoas nas organizações:
- Conceito de organização, estrutura, clima e cultura organizacionais
- Aptidões individuais e sua caracterização e influência no trabalho
- Conceito de satisfação/motivação no trabalho
Problemática da liderança:
- A Liderança Inspiradora
- Liderar pelo exemplo
- O papel das emoções na liderança
- Os diferentes estilos de líder
- Estilo pessoal de liderança
- Técnicas de comunicação – assertividade, empatia e eficácia
Estilos de liderança adaptados às equipas:
- Dinâmicas e tipos de equipas
- Diagnóstico de necessidades de evolução individuais e da equipa
- Motivação de equipas – técnicas e comportamento
- Avaliação de equipas
Conflito e estratégias mais adequadas para a sua gestão:
- Tipos de conflito
- Gestão do conflito – métodos e técnicas em contexto de equipa
Lidar com o stress:
- Situações indutoras de stress
- Autoconhecimento e respostas perante o stress
- Técnicas de controlo do stress
Certificação:
No final do curso os participantes receberão um Certificado de Qualificações, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação.
Esta UFCD - Unidade de Formação Modular Certificada está integrada no Catálogo Nacional de Qualificações e faz parte de um percurso de qualificação de nível 4, pelo que a certificação nesta UFCD contribui para uma qualificação profissional daquele nível.
Público:
Profissionais ativos, empregados e desempregados que, no âmbito da sua formação contínua, pretendam aperfeiçoar/atualizar os conhecimentos nas respetivas áreas de formação.
Preço:
Gratuito
Regalias:
As formações modulares certificadas estão isentas de taxa de inscrição.