Início / Notícias / Deontologia Profissional - Questionários de Rua

Deontologia Profissional - Questionários de Rua

 

 

Os formandos do curso EFA (Educação e Formação de Adultos) Técnicos/as Secretariado realizaram um inquérito por questionário, com o objetivo de analisar a importância dada à Deontologia Profissional. Este estudo enquadrou-se no âmbito do módulo de Ética e Deontologia Profissional do Curso de Secretariado a decorrer no CECOA Coimbra.


O Inquérito por questionário teve como objetivo analisar se o conceito de Deontologia Profissional é conhecido e praticado no contexto de trabalho. A pergunta orientadora do estudo foi a seguinte: - Será que os inquiridos conhecem o conceito de Deontologia Profissional?


Em caso afirmativo, como é que o mesmo é vivenciado no contexto de trabalho?


Seguidamente, os dados foram analisados tendo em conta a seguinte hipótese de trabalho: Os inquiridos reconhecem as práticas associadas ao correto exercício de uma profissão, mas não conhecem o conceito de Deontologia Profissional.


Os trabalhos de análise dos dados decorreram em sala, foram sistematizados no quadro e, posteriormente, foram construídas tabelas em excel. A análise de dados foi concluída com a construção de gráficos e texto do relatório final.

 


Com este inquérito por questionário foi validada a hipótese do estudo, efetivamente, os inquiridos reconhecem as práticas associadas ao correto exercício de uma profissão, mas não conhecem o conceito de Deontologia Profissional, conforme demonstra a questão aberta número sete, cuja opção de resposta Não sabe / Não respondeu foi assinalada em 54 inquéritos.

Contudo, em contrapartida, verificou-se que as questões deontológicas relacionadas com o sigilo profissional (8), sentido de disciplina (2), conhecimentos técnicos (3), deveres no local de trabalho (19) e exercício da profissão com profissionalismo (14), são normas deontológicas suficientemente conhecidas pelos inquiridos.

Este trabalho de grupo demonstrou que os inquiridos desconhecem o conceito de deontologia profissional.

Relativamente à metodologia pedagógica, os formandos/as consideram que foi uma forma diferente de realizar um trabalho de grupo, tendo contribuído para relacionar a teoria e a prática. Todos consideraram ser uma iniciativa bastante interessante e relevante para a sistematização de conhecimentos.





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400

Porto

223 392 680

Coimbra

239 851 360