Início / Notícias / Visita ao Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Visita ao Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

 

 

No âmbito do módulo Sociedade Tecnologia e Ciência, o Curso Técnico/a de Apoio à Gestão, de dupla certificação, a decorrer na Delegação Centro, realizou no dia 10 de fevereiro uma visita de estudo ao Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

A visita teve como objetivo proporcionar aos formandos o conhecimento da evolução da ciência, na sua vertente histórica, e a vivência de experiências ao nível da física e da química.

A visita guiada incluiu o Gabinete de Física, a Galeria de História Natural, a galeria de Zoologia, a exposição permanente “Segredos da Luz e da Matéria” e experiências no domínio da física e da química – Ciência ao Vivo.

Observámos a coleção de instrumentos destinados ao estudo da física dos séculos XVIII e XIX. Embora criados com finalidades científicas, estes revelam-se igualmente interessantes pelo seu lado estético – não esqueçamos que eram os nobres quem os utilizava habitualmente.

De entre os muitos instrumentos imaculadamente preservados nestas salas, salienta-se a Balança fraudulenta e a primeira Máquina de Raios X com luz fluorescente utilizada no nosso país.

Foi-nos possível observar animais embalsamados e esqueletos respeitantes à vida marítima e terrestre dos diferentes continentes: esqueletos de baleias, cavalos, camelos, hipopótamos, macacos, chimpanzés, moluscos e répteis.

Por fim, foram-nos apresentadas várias experiências científicas baseadas na combustão e na transformação de gases com azoto a várias temperaturas e em diferentes estados.

Agradecemos ao Museu a forma como fomos recebidos e à Dr.ª Célia Filipe e à Dra. Vera Sousa a oportunidade da realização desta visita.

 

O grupo de formandos





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400

Porto

223 392 680

Coimbra

239 851 360