Início / Notícias / "Literacias, Soft skills e Competências emergentes".

"Literacias, Soft skills e Competências emergentes".

Workshops da Conferência “Carreiras e Trajetórias Profissionais: desafios e novas perspetivas”.

 

O CECOA, na pessoa da técnica Vanda Vieira, dinamizou um dos quatro workshops da Conferência “Carreiras e Trajetórias Profissionais: desafios e novas perspetivas” em parceria com o representante do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, o Prof. Doutor Fernando Albuquerque Costa.

A dinâmica colaborativa contou com cerca de 60 participantes e refletiu-se sobre a capacidade de aprendizagem dos adultos ao “longo da vida”: de antecipar a mudança na era digital; as literacias, fatores individuais e contextuais; o papel das soft skills e as competências emergentes.

Segundo um estudo do Fórum Económico Mundial, o avanço da tecnologia e a automatização podem substituir cerca de 75 milhões de empregos. Prevê-se que até 2020, 35% das capacidades ou competências mais procuradas hoje irão também mudar completamente. Contudo, apesar de vivermos num mundo cada vez mais digital, as organizações têm necessidade de trabalhadores com fortes “competências cognitivas e de relacionamento interpessoal”.

A conferência dirigiu-se a profissionais e especialistas em educação e formação de adultos e pretendeu assinalar a abertura da III Semana Europeia da Formação Profissional. Conciliou a descoberta de talento com os novos desafios e oportunidades da era “indústria 4.0”, com as mudanças geradas pela digitação da sociedade.

A conferência foi organizada pela ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional - na qualidade de serviço nacional de apoio da Plataforma Eletrónica para a Educação de Adultos na Europa – EPALE em parceria com a Fundação AIP, no âmbito da Futurália 2019.

 

 

 

 

 

 

 





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional