Início / Notícias / Duas áreas a necessitarem de profissionais qualificados: apoio a idosos e turismo.

Duas áreas a necessitarem de profissionais qualificados: apoio a idosos e turismo.

Inscrições abertas em Coimbra.

 

Paralelamente ao aumento da esperança de vida, que se tem vindo a verificar nos últimos anos, e com as crescentes dificuldades das famílias em cuidarem dos seus idosos, têm surgido cada vez mais entidades que prestam serviços de apoio aos idosos e às famílias, nomeadamente ao nível de apoio domiciliário, centros de dia e lares ou residências geriátricas.

Por outro lado, com o aumento dos fluxos de turistas, verificado também nos últimos anos, quer o setor público, quer o setor privado, têm vindo a fazer um investimento considerável no sentido de, não só melhorar as ofertas já existentes, como de criar novas ofertas, por forma a responder aos públicos, cada vez mais diversificados e exigentes, que nos procuram.

Para prestarem serviços de qualidade, as entidades, quer da área do Apoio a Idosos, quer da área do Turismo, precisam de profissionais qualificados.

Assim, para responder às necessidades destes dois mercados, a delegação centro do CECOA vai iniciar, no próximo dia 25 de março, em COIMBRA, dois cursos de Educação e Formação de Adultos: um de AGENTE DE GERIATRIA e outro de TÉCNICO/A DE INFORMAÇÃO E ANIMAÇÃO TURÍSTICA.

O Agente de Geriatria é o profissional que presta cuidados de apoio direto a idosos, no domicílio e em contexto institucional, nomeadamente em lares e em centros de dia, zelando pelo seu bem-estar físico, psicológico e social, de acordo com a indicação da equipa técnica e os princípios deontológicos. Assim, os formandos do curso deAgente de Geriatria, ao longo da formação em sala, irão ter oportunidade de abordar temas como: aspetos da saúde da pessoa idosa, incluindo saúde mental e cuidados de básicos de saúde; alimentação dos idosos; higiene dos idosos; animação em lares, centros de dia e no domicílio. O curso inclui ainda formação em contexto de trabalho, que decorrerá em entidades de apoio aos idosos e às famílias, e que permitirá a aplicação e treino das competências adquiridas em sala e exigidas ao profissional deAgente de Geriatria.

 

 

O Técnico/a de Informação e Animação Turística, por sua vez, é o profissional que presta informações, promove e comercializa produtos e serviços turísticos, assim como efetua o atendimento e a receção de clientes, de modo a garantir um serviço de qualidade e a satisfação destes. Assim, os formandos do curso deTécnico/a de Informação e Animação Turística irão abordar, ao longo da formação em sala, temas como: geografia do turismo; procura e oferta turística; organizações e funcionamento do setor do turismo; turismo seguro; qualidade no serviço turístico; imagem pessoal e comunicação com o cliente; informação e promoção da região; informação e promoção do destino turístico Portugal; língua inglesa; técnicas de venda; técnicas de atendimento; assistência ao cliente; orçamentação de produtos e serviços turísticos; reserva de produtos e serviços turísticos; condução de briefings; técnicas de animação turística incluindo animação de grupos especiais, animação descoberta, animação ambiental e animação desportiva; património cultural; cartografia e orientação; paisagem natural; turismo descoberta e turismo de desporto aventura. O curso inclui ainda formação em contexto de trabalho, que decorrerá em entidades e operadores turísticos, e que permitirá a aplicação e treino das competências adquiridas em sala e exigidas ao profissional deTécnico/a de Informação e Animação Turística.

 

 

 

 





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional