Duração:
25
Objetivos
Identificar as condições de acessibilidade para clientes com necessidades especiais, assim como os produtos de apoio disponíveis
Acolher adequadamente o cliente com necessidades especiais
Efetuar o serviço de mesa, bar ou cafetaria, tendo em conta as especificidades decorrentes das necessidades especiais do cliente, das soluções disponíveis e das solicitações e explicações do cliente
Apoiar o cliente com necessidades especiais no acesso aos alimentos e às bebidas em serviço de buffet, coffe-break e room-service
Relacionar-se com o cliente com necessidades especiais, ao longo de todo o serviço, de modo a que este se sinta aceite, compreendido e valorizado como pessoa cliente na unidade de restauração
Programa
O cliente com deficiência motora numa unidade de restauração
Condições de acessibilidade e produtos de apoio
- Acessibilidade no exterior da unidade
- Acessibilidade ao interior da unidade
- Acessibilidade no interior da unidade
- Caraterísticas da casa de banho acessível
- Produtos de apoio e verificação de requisitos
Acolhimento do cliente
- Acolhimento
- Regras de acolhimento
- Encaminhamento do cliente à mesa
- Apoio na locomoção
- Acomodação do cliente
Serviço de mesa, bar e cafetaria
- Pedido
- Ajustamento da mise-en-place
- Mobilização de produtos de apoio
- Serviço
Serviço de alimentos e bebidas nas modalidades de buffet, coffee-break e room-service
- Serviço de buffet e coffe-break
- Serviço de room-service
Relacionamento interpessoal
- Empatia no serviço de restauração
- Fatores favorecedores e dificultadores da empatia
O cliente com deficiência visual numa unidade de restauração
Condições de acessibilidade e produtos de apoio
- Condições de acessibilidade
- Produtos de apoio e paráticas de serviço
Acolhimento do cliente
- Acolhimento
- Encaminhamento para a mesa
- Cão-guia
Serviço de mesa, bar e cafetaria
- Pedido
- Mise-en-place
- Serviço
- Saída da unidade de restauração
Serviço de alimentos e bebidas nas modalidades de buffet, coffee-break e room-service
- Serviço de buffet e coffe-break
- Serviço de room-serviço
Relacionamento interpessoal
- Direito à não-discriminação
O cliente com deficiência auditiva numa unidade de restauração
Acolhimento do cliente
- Acolhimento
- Língua gestual portuguesa
- Comunicação
- Cão para surdos
Serviço de mesa, bar, cafetaria, buffet e room-service
- Apresentação da ementa e anotação do pedido
- Serviço
Relacionamento interpessoal
- Conhecimento e aceitação
O cliente com deficiência inteletual e/ou multideficiência numa unidade de restauração
Condições de acessibilidade e produtos de apoio
- Deficiência inteletual
- Verificação de requisitos
Acolhimento do cliente
Serviço de mesa, bar e cafetaria
- Pedido
- Mise-en-place
- Serviço
- Serviço de buffet, coffee-break e room-service
Serviço de buffet e coffee-break
Serviço de room service
- Relacionamento interpessoal
Estereótipos
O cliente sénior com limitações motoras, sensoriais e/ou inteletuais numa unidade de restauração
- Condições de acessibilidade e produtos de apoio
Cliente sénior
Acessibilidades
Produtos de apoio
- Acolhimento do cliente
- Serviço de mesa, bar e cafetaria
Pedido e mise-en-place
Serviço
- Serviço de buffet, coffee-break e room-service
Serviço de buffet e coffee-break
Serviço de room-service
- Relacionamento interpessoal
Necessidades do cliente sénior em matéria de comunicação
Certificação:
No final do curso os participantes receberão um Certificado de Qualificações, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação.
Esta UFCD - Unidade de Formação Modular Certificada está integrada no Catálogo Nacional de Qualificações e faz parte de um percurso de qualificação de nível de qualificação - 2 e 4, pelo que a certificação nesta UFCD, contribui para uma qualificação profissional daquele nível.
Público:
Profissionais ativos, empregados e desempregados que, no âmbito da sua formação contínua, pretendam aperfeiçoar/atualizar os conhecimentos nas respetivas áreas de formação.
Preço:
Gratuito
Regalias:
As formações modulares certificadas estão isentas de taxa de inscrição.