Este projeto tem como objetivo disponibilizar informações úteis sobre como fazer, boas práticas e exemplos de resultados de sucesso na área da Avaliação e do ROI da Formação; partilhar novas teorias bem como a sua aplicação; reportar tendências emergentes e apontar para as implicações mais relevantes das temáticas da avaliação e do ROI da formação. A principal finalidade desta Rede é a conceção, apresentação e transferência de produtos com carácter inovador na área da avaliação e do ROI tendo em vista contribuir para a melhoria da qualidade dos sistemas de Educação e Formação e respetivas práticas por toda a Europa.
Este projeto tem como finalidade identificar materiais e metodologias para ensino e auto-estudo do inglês comercial junto de colaboradores de PMEs do setor do comércio.
Produzir e implementar a nível europeu um referencial de qualificação na área do Comércio Internacional, suportado pela metodologia da ?profissionalização durável? e a promoção de transferência de créditos (ECVET) no seio da formação.
Desenvolver e testar instrumentos de autoaprendizagem destinados a reforçar o empowerment dos trabalhadores das PME’s do setor dos serviços e aproximar a organização do conceito de organização aprendente.
O projeto EURASMENT tem como finalidade a produção e a implementação ao nível Europeu de um Perfil Profissional e de uma Qualificação para Assistente/Técnico de Gestão de PMEs, desenvolvidos com base na metodologia da profissionalização durável e que respeitem e apliquem os princípios ECVET de reconhecimento mútuo e mobilidade.
A ReferNet é a rede Europeia para o ensino e formação profissional (EFP) criada em 2002 pelo Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (Cedefop). Tem por missão reunir, analisar e disponibilizar informação no âmbito do EFP, nomeadamente a evolução dos sistemas e das políticas nacionais nos 28 Estados-Membros da UE, Islândia e Noruega; promover a visibilidade da EFP e dos produtos do Cedefop.
O objetivo geral do projeto é criar uma rede europeia de formação (de nível 4 e 5 EQF/QEQ) para o setor do comércio, numa primeira fase, especificamente para o comércio internacional. Pretende abrir um espaço europeu de formação no qual a mobilidade (em contexto de formação em centros de formação ou em formação em contexto de trabalho) seja uma componente essencial, no respeito pelos princípios ECVET.
Este projeto tem como objetivo introduzir a Revisão por Pares como um instrumento de garantia e desenvolvimento da qualidade da educação e formação inicial na Europa. O desenvolvimento de um standard Europeu para a implementação de Peer Review ou Revisão por Pares promoverá a cooperação e o entendimento, bem como aumentará a transparência entre os diferentes sistemas de educação e formação profissional existentes na Europa.
O projeto tem como objetivo a transferência e o desenvolvimento dos resultados de dois projetos anteriores, o Projeto Peer Review in Initial VET e o Projeto -Peer Review Extended, bem como a transferência da Metodologia Europeia de Revisão por Pares enquanto elemento do Quadro Comum Europeu de Referência para a Garantia da Qualidade da Educação e da Formação Profissional (CQAF - Common Quality Assurance Framework).
O projeto tem como principal objetivo contribuir para o objetivo de Lisboa de tornar a Europa na economia líder a nível mundial, através da promoção do aumento da quantidade e da qualidade do empreendedorismo internacional.
O objetivo geral deste projeto é desenvolver uma Qualificação/Certificação Europeia de Assistente de Direção, que respeite e aplique as especificações técnicas ECVET e que permita a transferência da experiência adquirida no âmbito de projetos como o COMINTER e o EURASMENT.
O objetivo geral do projeto é criar um repositório de conhecimento dos facilitadores de (auto-)aprendizagem no local de trabalho e apoiar o desenvolvimento de materiais e recursos. O projeto EUFACINET pretende transferir os resultados do projeto COMPSERV SME e de outros projetos, bem como desenvolver os materiais produzidos no âmbito do projeto COMPSERV SME para outros contextos nacionais e setoriais. O projeto tem, ainda, como objetivo apoiar a transferência do novo perfil profissional dirigido a PMEs, desenvolver e testar a metodologia e os instrumentos junto de PMEs, promover a versão eletrónica da plataforma dos Facilitadores Europeus e dinamizar uma Comunidade de Práticas dos Facilitadores.
O projeto destina-se às PMEs do setor do comércio de retalho e tem como objetivos: Identificar perfis profissionais ou competências novas existentes ou emergentes resultantes do crescimento do comércio eletrónico; Conceber uma oferta formativa capaz de dar resposta às necessidades de formação identificadas, com base numa metodologia e instrumentos de ensino semi presencial e semi a distância com recurso às NTIC; Criar um grupo de discussão aberto para comparação da evolução do e-commerce e necessidades de formação decorrentes em diferentes contextos europeus no sentido de uma adequação permanente da oferta formativa; Criar uma metodologia que permita antecipar necessidades de Formação no setor.
Este projeto tem como finalidade promover o uso das novas tecnologias e o recurso a abordagens de orientação e aconselhamento tendo em vista incrementar a qualidade da aprendizagem, pelo acesso a recursos e serviços de formação online, bem como a ferramentas de avaliação da qualidade e do retorno do investimento do e-learning, dirigidos a pequenas e médias empresas do setor do comércio e serviços.
Este projeto tem como finalidade promover o debate sobre a Responsabilidade Social e sensibilizar as PME´s para a formação e implementação de boas práticas neste domínio.