Ideias e oportunidades de negócio

Não existem ações calendarizadas neste momento.

Ideias e oportunidades de negócio

Duração: 50
Objetivos
Identificar os desafios e problemas como oportunidades.

Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado.

Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades.

Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio.

Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso.

Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução.

Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional.
Programa
Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
Noção de negócio sustentável
Identificação e satisfação das necessidades
- Formas de identificaçao de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores
- Formas de satisfação de necssidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presentes as normas de qualidade, ambiente e inovação

Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
Conceito básico de negócio
- Como resposta ás necessidades da sociedade
Das oportunidades às ideias de negócio
- Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias
- Análise de uma ideia de negócio - potenciais clientes e mercado (target)
- Descrição de uma ideia de negócio
Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes

Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
Formas de recolha de informação
- Direta - junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores
- Indireta - através de associaçãoes ou serviços especializados - públicos ou privado, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disonível ou-line ou noutros
- suportes
Tipo de informação a recolher
- O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência
- Os produtos ou serviço
- O local, as instalações e os equipamentos
- A logística - trabsporte, aramzenamento e getsão de stocks
- Os meios de promoção e os clientes
- O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos

Análise de experiências de criação de negócios
Contato com diferentes experiências de empreendedorismo
- Por sector de atividade/mercado
- Por negócio
Modelos de negócio
- Benchmarking
- Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes
- Parceria de outsourcing
- Franchising
- Estruturação de raiz
- Outras modalidades

Definição do negócio e do target
Definição sumária do negócio
Descrição sumária das atividades
Target a atingir

Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
Meios e recursos de apoio á criação de negócios
Serviços a apoios públicos - programas e medidas
Banca, apoios privados e capitais próprios
Parcerias

Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
Análise do negócio a criar e sua validação prévia
Análise crítica do mercado
- Estudos de mercado
- Segmentação de mercado
Análise crítica do negócio e/ou produto
- Vantagens e desvantagens
- Mercado e concorrência
- Potencial de desenvolvimento
- Instalação de arranque
Economia de mercado e economia social - empreendedorismo comercial e empreendedorismo social

Tipos de negócio
- Natureza e constituição jurídica do negócio
Atividade liberal
Empresário em nome individual
Sociedade por quotas

Contato com entidades e recolha de informação no terreno
- Contatos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades finaciadoras, assessorias técnicas, parceiros,...)
- Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, materials de promoção de empresas ou de negócios, etc...)
Certificação:
No final do curso os participantes receberão um Certificado de Qualificações, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação.

Esta UFCD - Unidade de Formação Modular Certificada está integrada no Catálogo Nacional de Qualificações e faz parte de um percurso de qualificação de nível 2 e 4 , pelo que a certificação nesta UFCD, contribui para uma qualificação profissional daquele nível.
Público: Profissionais ativos, empregados e desempregados que, no âmbito da sua formação contínua, pretendam aperfeiçoar/atualizar os conhecimentos nas respetivas áreas de formação.
Preço: Gratuito
Regalias: As formações modulares certificadas estão isentas de taxa de inscrição.