Duração:
25
Objetivos
Identificar as condições de acessibilidade para clientes com necessidades especiais, assim como os produtos de apoio disponíveis.
Identificar as condições de segurança e as características da oferta de serviços, no envolvimento da unidade de hotelaria, com especial interesse e acessibilidade para clientes com necessidades especiais.
Especificar, no processo de reserva, as necessidades especiais do cliente.
Apoiar o cliente com necessidades especiais no acesso á unidade hoteleira designadamente, no parqueamento, deslocação, bagagem e orientação para o check-in.
Efectuar o check-in do cliente com necessidades, procurando alcançar o máximo ajustamento possível entre as necessidades especiais do cliente e as condições de resposta da unidade hoteleira.
Acompanhar o cliente com necessidades ao quarto e assegurar as condições necessárias a uma estadia agradável.
Prestar assistência ao cliente com necessidades durante a estadia: na resposta às suas solicitações ou reclamações; no acesso e na utilização de outros serviços da unidade hoteleira; na participação em actividades de animação propostas aos hóspedes; na informação e facilitação de contatos com recursos, atividades e serviços exteriores à unidade hoteleira.
Apoiar o cliente com necessidades especiais no check-out e na saída do hotel e recolher informação relativa ao grau de satisfação com os serviços prestados.
Relacionar-se pessoalmente com o cliente com necessidades especias, ao longo de toda a estadia, de modo a que este se sinta aceite, compreendido e valorizado como pessoa cliente da unidade hoteleira.
Programa
O cliente com deficiência motora num estabelecimento de alojamento hoteleiro
Condições de acessibilidade e produtos de apoio
- Pontos críticos de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida
- Acessibilidades e produtos de apoio
Condições de segurança e oferta de serviços no envolvimento da unidade hoteleira
- Recolha e organização de informação
Processo de reserva
- Necessidades especiais do cliente-turista com deficiência motora
Acesso à unidade hoteleira
- Transferência da pessoa de um meio de transporte não adaptado para a cadeira de rodas ou o inverso
- Movimentaçao da cadeira de rodas
- Acompanhamneto da pessoa com bengala ou muletas
- Transporte da bagagem
- Atendimento em condiçeos face-a-face
O check-in
- Informação e orientação
- Características do quarto para clientes com mobilidade reduzida
Acesso ao quarto
- Acessibilidade e ajustamentos necessários
- Nanismo
- Características de uma casa de banho para clientes com mobilidade reduzida
Assistência durante a estadia
- Interesses do cliente com mobilidade reduzida
Chek-out e satisfação
- Tarefas
- Avaliação da satisfação
Relacionamento interpessoal
- Expectativas do cliente com deficiência motora no plano do relacionamento interpessoal
O cliente com deficiência visual num estabelecimento de alojamento hoteleiro
Condições de acessubilidade e produtos de apoio
- Obstáculos á mobilidade, orientação e comunicação
- Pontos críticos da acessibilidade para pessoas com deficiência visual
- Requisitos de acessibilidade e produtos de apoio estruturais
- Requisitos de acessibiliddade e produtos de apoio conjunturais
- Acessibilidades e produtos de apoio
Condições de segurança e oferta de serviços no envolvimento da unidade hoteleira
- Recolha e organização de informação
O processo de reserva
- Informações a obter
- Registo de informação
Acesso à unidade hoteleira
- Deslocação e acomodação no local do chek-in
- Comunicação
- Cão-guia
O check-in
- Informação e orientação
- Condições do quarto para clientes com limitações visuais
Acesso ao quarto
- Condições de mobilidade e de utilização de equipamentos
Assistência durante a estadia
- Interesses do cliente com deficiência visual
Check-out e satisfação
- Tarefas
Avaliação da satisfação
- Relacionamento interpessoal
Expectativas do cliente sénior no plano do relacionamento interpessoal
Certificação:
No final do curso os participantes receberão um Certificado de Qualificações, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação.
Esta UFCD - Unidade de Formação Modular Certificada está integrada no Catálogo Nacional de Qualificações e faz parte de um percurso de qualificação de nível de qualificação - 4 , pelo que a certificação nesta UFCD, contribui para uma qualificação profissional daquele nível.
Público:
Profissionais ativos, empregados e desempregados que, no âmbito da sua formação contínua, pretendam aperfeiçoar/atualizar os conhecimentos nas respetivas áreas de formação.
Preço:
Gratuito
Regalias:
As formações modulares certificadas estão isentas de taxa de inscrição.