Início / Formação Adultos / Cursos / Aprovisionamento, logística e gestão de stocks

FORMAÇÃO MODULAR CERTIFICADA - COMÉRCIO

7851 - Aprovisionamento, logística e gestão de stocks


11-11-2019 50 horas / Pós-Laboral  Inscrever-me
 Interessa-me
Não existem ações calendarizadas neste momento.  Interessa-me
13-05-2019 50 horas / Pós-Laboral  Inscrever-me
27-05-2019 50 horas / Pós-Laboral  Inscrever-me
14-10-2019 50 horas / Pós-Laboral  Inscrever-me
 Interessa-me

Duração

50 h


Objetivos

Estabelecer e implementar metodologias de gestão de aprovisionamentos e de logística industrial. Identificar e caracterizar técnicas de gestão de stocks. Identificar as diferentes etapas da compra e estratégias de negociação com os fornecedores. Identificar e analisar os diferentes custos associados aos stocks e armazenamento. Utilizar os principais instrumentos de controlo e informação de stocks.


Público

Profissionais ativos, empregados e desempregados que, no âmbito da sua formação contínua, pretendam aperfeiçoar/atualizar os conhecimentos nas respetivas áreas de formação.


Programa

Aprovisionamento - Papel da compra na cadeia de abastecimento - Processo de compra e respetivas etapas - Gestão de fornecedores - Aspetos qualitativos na seleção de fornecedores - Negociação e revisão de preços - Comparação entre fornecedores - Avaliação de fornecedores Gestão de stocks - Introdução à gestão de stocks - Noção e tipo de stocks Princípios da gestão de stocks - Definição e objetivos de gestão de Inventário - Tipo de matérias a armazenar - Determinantes do nível ótimo de stock - Condicionantes específicas dos produtos - Condicionantes específicas de armazenagem - Condições do mercado - Logística e planeamento - Condições de entrega Custos associados aos stocks - Custos operacionais associados à stockagem da mercadoria - Custos de oportunidade face a outras opções - Noção de custo operacional e de custo "afundado" - Descontos/promoções - Sobrestockagem Gestão da variação da procura e do nível de stock Benefícios esperados com a gestão de stocks Controlo de existências/inventariação - Normas gerais de inventariação de bens e produtos - Determinação de consumos - Documentação utilizada nos inventários - Controlo de qualidade nos aprovisionamentos - Logística e sistemas de informação


Certificação

No final do curso os participantes receberão um Certificado de Qualificações, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação. Esta UFCD - Unidade de Formação Modular Certificada está integrada no Catálogo Nacional de Qualificações e faz parte de um percurso de qualificação de nível 2/4, pelo que a certificação nesta UFCD contribui para uma qualificação profissional daqueles níveis.


Regalias

As formações modulares certificadas estão isentas de taxa de inscrição.






Contacte-nos

Lisboa

213 112 400

Porto

223 392 680

Coimbra

239 851 360