Start / Formação Jovens / Cursos / Comunicação na interação com o utente, cuidador e/ou família

FORMAÇÃO MODULAR CERTIFICADA - SAÚDE - PROG. NÃO CLAS. NOUTRA ÁREA DE FOR.

6560 - Comunicação na interação com o utente, cuidador e/ou família


Não existem ações calendarizadas neste momento.  Interessa-me
Não existem ações calendarizadas neste momento.  Interessa-me
Não existem ações calendarizadas neste momento.  Interessa-me

Duração

50 h


Objetivos

Identificar possíveis estratégias para ultrapassar as barreiras na comunicação e interação com utente. Identificar mitos e crenças comuns nas populações migrantes e minorias étnicas em Portugal. Identificar os aspetos de natureza cultural, de género e de vulnerabilidade que podem consistir obstáculo à comunicação e à interação. Explicar que as tarefas que se integram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um profissional de saúde. Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do profissional de saúde e aquelas que podem ser executadas sozinho. Aplicar técnicas de comunicação na interação com o utente, cuidador e/ou família com alterações de comportamento ou alterações ou perturbações mentais. Aplicar técnicas de comunicação na interação com utentes com alterações sensoriais. Explicar a importância de comunicar de forma clara, precisa e assertiva. Explicar a importância de demonstrar interesse e disponibilidade na interação com utentes, familiares e/ou cuidadores. Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite. Explicar o dever de agir em função das orientações do Profissional de saúde. Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar emocional de terceiros. Explicar a importância de respeitar os princípios de ética no desempenho das suas funções de Técnico/a Auxiliar de Saúde. Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes públicos e culturas. Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes contextos institucionais no âmbito dos cuidados de saúde. Explicar a importância da cultura no agir profissional.


Público

Profissionais ativos, empregados e desempregados que, no âmbito da sua formação contínua, pretendam aperfeiçoar/atualizar os conhecimentos nas respetivas áreas de formação.


Programa

A comunicação na interação com o utente, cuidador e/ou família A comunicação na interação com indivíduos em situações de vulnerabilidade A comunicação na interação com indivíduos com alterações de comportamento: - Agressividade - Agitação - Conflito A comunicação na interação com indivíduos com alterações ou perturbações mentais A comunicação na interação com o utente com alterações sensoriais A comunicação não verbal Outras linguagens Comunicação e Interculturalidade em saúde Barreiras interculturais na comunicação Mitos e factos sobre saúde e (i)migração A Comunicação e o Género em saúde A comunicação na interação com populações mais vulneráveis Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde Tarefas que, sob orientação de um profissional de saúde, tem de executar sob sua supervisão directa Tarefas que, sob orientação e supervisão de um profissional de saúde, pode executar sozinho


Certificação

No final do curso os participantes receberão um Certificado de Qualificações, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação. Esta UFCD - Unidade de Formação Modular Certificada está integrada no Catálogo Nacional de Qualificações e faz parte de um percurso de qualificação de nível de qualificação - 4 , pelo que a certificação nesta UFCD, contribui para uma qualificação profissional daquele nível.


Preço

Gratuito


Regalias

As formações modulares certificadas estão isentas de taxa de inscrição.






Contact us

Lisboa

213 112 400

Porto

223 392 680

Coimbra

239 851 360