Início / Formação Adultos / Cursos / Segurança alimentar e código do manipulador

FORMAÇÃO MODULAR CERTIFICADA - COMÉRCIO

9009 - Segurança alimentar e código do manipulador


Não existem ações calendarizadas neste momento.  Interessa-me
Não existem ações calendarizadas neste momento.  Interessa-me
Não existem ações calendarizadas neste momento.  Interessa-me

Duração

25 h


Objetivos

Identificar as obrigações legais relativas à higiene, saúde e segurança no trabalho e segurança alimentar. Identificar os principais conceitos associados à segurança alimentar e referir as boas práticas. Aplicar os procedimentos de segurança alimentar aquando da receção, armazenamento, preparação, confeção e conservação dos alimentos. Identificar as etapas do Sistema HACCP, as suas vantagens e as dificuldades de implementação. Descrever os cuidados, responsabilidades e importância do papel do manipulador na garantia das boas práticas da segurança alimentar. Enumerar as boas práticas ao longo do processo de venda e distribuição de alimentos. Identificar os principais riscos associados às áreas de manipulação de alimentos. Identificar as normas de SST aplicadas à manipulação de carnes.


Público

Profissionais ativos, empregados e desempregados que, no âmbito da sua formação contínua, pretendam aperfeiçoar/atualizar os conhecimentos nas respetivas áreas de formação.


Programa

Enquadramento legal e normativo - Legislação nacional e comunitária (horizontal e setorial) - Sistema HACCP - Sistemas de Gestão de Segurança Alimentar Conceitos fundamentais de higiene e segurança alimentar - Conceitos fundamentais de microbiologia e toxicologia alimentar - Principais doenças de origem alimentar e a responsabilidade dos manipuladores na sua prevenção. - Microrganismos que possam provocar alterações das matérias-primas, produtos e o seu controlo. - Boas práticas de higiene na manipulação dos alimentos - Conceção de instalações alimentares Pré-requisitos de um sistema de Gestão da Segurança Alimentar. vantagens e motivações Análise de perigos e pontos críticos de controlo - A origem e o que significa HACCP - Princípios do sistema HACCP - Metodologia de elaboração de planos HACCP Principais causas de contaminação dos produtos alimentares - Como evitar contaminações desde a fase de fabrico até à comercialização do produto - Como reduzir as três principais origens de contaminação - Boas práticas de higiene na manipulação de alimentos Receção, armazenamento, preparação, confeção e conservação dos alimentos higiene, limpeza e desinfeção - Manipulador - Instalações - Equipamentos e utensílios Acondicionamento/embalagem de produtos frescos - Embalagem do dia - Pré-embalados - Rotulagem - Lote e prazo de validade - Rastreabilidade Autocontrolo - O que é - Para que serve - Procedimentos/ boas práticas Armazenamento Exposição, reposição e venda - Operacionalização - Outras considerações Responsabilidade do manipulador - HACCP - Guia de boas práticas de higiene - Plano de pré-requisitos - Controlo de pragas - Rastreabilidade - Registo de temperaturas - Fichas de controlo Segurança e saúde no trabalho ? legislação aplicável à manipulação de carnes


Certificação

No decurso da ação de formação os participantes serão avaliados de forma contínua, com base em parâmetros pré-definidos numa grelha de avaliação e cuja avaliação final será expressa nos resultados de Com aproveitamento ou Sem aproveitamento, em função do formando ter ou não atingido os objetivos da formação. No final do curso os participantes receberão um Certificado de Qualificações, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação. Esta UFCD - Unidade de Formação Modular Certificada está integrada no Catálogo Nacional de Qualificações e faz parte dos percursos profissionais - Operador/a de Distribuição de nível de qualificação 2 , que confere equivalência ao 9º ano de escolaridade e Técnico/a de Distribuição, de nível de qualificação 4 , que confere equivalência ao 12º ano de escolaridade, pelo que, a certificação nesta UFCD, contribui para uma qualificação profissional de um destes níveis.


Preço

Gratuito


Regalias

As formações modulares certificadas estão isentas de taxa de inscrição.






Contacte-nos

Lisboa

213 112 400

Porto

223 392 680

Coimbra

239 851 360