Início / Formação Jovens / Cursos / Técnicas de drenagem linfática manual



9152 - Técnicas de drenagem linfática manual


04-06-2024 50 horas / Pós-Laboral  Inscrever-me
 Interessa-me
Não existem ações calendarizadas neste momento.  Interessa-me
Não existem ações calendarizadas neste momento.  Interessa-me

Duração

50 h


Objetivos

Identificar os conceitos de drenagem linfática manual e sua aplicação. Identificar as indicações e contraindicações da drenagem linfática manual. Adequar as condições ambientais do local de trabalho à drenagem linfática manual. Aplicar o protocolo de instalação do cliente. Identificar e aplicar as manobras de drenagem linfática manual respeitando a sequência e sistema.


Público

Profissionais ativos, empregados e desempregados que, no âmbito da sua formação contínua, pretendam aperfeiçoar/atualizar os conhecimentos nas respetivas áreas de formação.


Programa

Drenagem Linfática Manual (DLM) Breve noção histórica Correntes de DLM (Vodder, Le Duc…) Papel e funções da DLM Noções de líquidos biológicos Noções de linfa e sistema circulatório Indicações e contraindicações Patologias associadas Organização física do espaço de trabalho Equipamento, distribuição, ocupação do espaço Caracterização de material Efeitos, uso e cuidados do material Protocolo de instalação do/a cliente Preparação do posto de trabalho Receção e instalação do/a cliente Ficha técnica Plano do trabalho a executar Preparação do material e mesa de trabalho Preparação da profissional para a atividade a efetuar Mãos e os utensílios Ginástica preparatória das mãos Manejo prático dos utensílios Manobras de DLM Pressão das manobras de DLM Efeitos das manobras Efeitos fisiológicos das manobras de DLM e das manobras de massagem clássica DLM por zonas Costas Abdómen Cabeça, Rosto e nuca Cabeça Membros Inferiores e superiores Seio DLM do corpo em geral


Certificação

No final do curso os participantes receberão um Certificado de Qualificações, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação. Esta UFCD - Unidade de Formação Modular Certificada está integrada no Catálogo Nacional de Qualificações e faz parte de um percurso de qualificação de nível 4, pelo que a certificação nesta UFCD contribui para uma qualificação profissional daquele nível.


Regalias

As formações modulares certificadas estão isentas de taxa de inscrição.






Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional