Comunicação Assertiva na Liderança

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Comunicação Assertiva na Liderança

Duração: 12
Objetivos
- Conseguir comunicar de forma assertiva;
- Comunicar com eficácia as situações em que sente ansiedade e frustração;
- Usar a assertividade para comunicar com interlocutores difíceis, lidar com conflitos e enfrentar insucessos;
- Utilizar o autocontrolo e a autorregulação das emoções;
- Reduzir as reações emocionais ineficazes no relacionamento interpessoal;
- Saber lidar com os comportamentos negativos do outro;
- Desenvolver a autoconfiança;
- Gerir os desacordos com êxito e obter a adesão para os acordos finais.
Programa
Comunicar com Assertividade
- O que é a Comunicação Assertiva?
- Quando é necessário 'ser assertivo'
- Obstáculos ao comportamento assertivo
- Competências para aumentar a assertividade pessoal
- Diferença entre comunicação assertiva e comunicação negativa
- Importância da Comunicação Assertiva na gestão de conflitos
- Comunicação Assertiva e produtividade

Assertividade, produtividade e melhoria dos relacionamentos
- Perceber o que gera medos e resistências pessoais
- Escolhas e co-responsabilidade face a opções e resultados
- Mecanismos de defesa e sua influência nos resultados
- Assertividade e resultados: comportamentos improdutivos gerados pela comunicação não assertiva
- Auto-avaliação do comportamento pessoal (Passivo, Agressivo, Agressivo Indirecto e Assertivo)
- Como expressar sentimentos e opiniões (positivas e negativas) de forma assertiva

Identificar o perfil pessoal de comunicação
- Autoavaliação da assertividade pessoal
- Respeitar os outros e fazer-se respeitar através da comunicação assertiva

Ultrapassar estilos de comunicação não assertiva e improdutiva
- Identificar os comportamentos de comunicação improdutivos na equipa e nos colaboradores
- Treinar a utilização das técnicas da comunicação assertiva:
- Saber ouvir
- Aprender a dizer 'não' com assertividade
- Aprender a formular pedidos de forma assertiva, positiva e construtiva
- Técnicas de feedback positivo
- Gerir comportamentos passivos e improdutivos
- Desprogramar a agressividade verbal e não-verbal

Praticar a atitude assertiva
- Obter uma solução viável e realista usando a assertividade
- Formular críticas construtivas e ultrapassar impasses e conflitos
- Comunicar opiniões e sentimentos deforma assertiva
- Aprender a fazer criticas construtivas
- Aumentar a recetividade às críticas e transformá-las em pontos de melhoria
Público: Gestores, Chefias e Coordenadores de Equipa.
Todos os que têm a seu cargo a motivação e a gestão de recursos humanos.
Preço: 110.00 €
Regalias: Desconto para empresas: redução de 25% a partir da 2ª inscrição.