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0527 - Planeamento das relações com os órgãos de comunicação social


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Duração

50 h


Objetivos

Elaborar materiais de divulgação de eventos. Preparar informação para jornalistas acerca de eventos. Organizar conferências de imprensa e entrevistas com jornalistas. Utilizar vídeo-conferências. Criar uma sala de imprensa no evento.


Público

Profissionais ativos, empregados e desempregados que, no âmbito da sua formação contínua, pretendam aperfeiçoar/atualizar os conhecimentos nas respetivas áreas de formação.


Programa

Elaborar materiais de divulgação de eventos Tipo de informação a divulgar Tipos de informação - Essencial - Acessória - Classificada - Lixo informativo Estratégia de informação - Fase de planeamento - Fase do evento - Fase de avaliação Identificação da informação relevante e não relevante para o evento O que deverá ser coberto pelos materiais de divulgação - O que está a decorrer - Quando irá decorrer - Onde irá decorrer - Pessoas importantes envolvidas - Quem são - Informação de background relevante sobre estas pessoas Materiais divulgação - Material de informação a ser distribuído aos órgãos de comunicação social - Conteúdo da informação - Conteúdo da informação complementar Grupos-alvo - Identificar de forma clara à imprensa alvo e o público-alvo - Elaborar materiais adequados ao grupo-alvo - Garantir que os materiais refletem a imagem do evento que os organizadores querem projectar - Como identificar os grupos-alvo e as necessidades específicas de cada grupo. Estilo dos materiais - Diferentes formas de tornar os materiais interessantes e apelativos ao grupo-alvo Modelos de comunicação - Modelo do canal gráfico - Modelo virtual - Modelo de comunicação informal Definição de um prazo para a produção dos materiais em tempo útil para que possam ser disseminados e utilizados eficazmente - Produzir o material até ao prazo estabelecido - Distribuir esse material - Recipientes definidos / local definido - Até à data / hora definida Organizar conferências de imprensa Diferentes tipos de conferências de imprensa - Briefings - Conferências abertas - Notas de imprensa Convite a membros relevantes dos órgãos de comunicação social Locais/equipamento para conferências de imprensa - A necessidade de escolher um local adequado em função - Da natureza do evento - Do número de participantes - Do orçamento disponível - Diferentes tipos de equipamento necessários para conferências de imprensa - Telefones, faxes, computadores e acessórios, tais como impressoras, modems, acesso à Internet e e-mail - Materiais de informação, tais como televisão, vídeo, rádio, DVD e jornais - Mobiliário, (ex. mesas, cadeiras, etc.) Documentação requerida por oradores numa conferência de imprensa - Briefings de background - Documentos de apoio Videoconferências Videoconferências - Ligar os participantes - Contribuições de outras pessoas (ex. membros dos órgãos de comunicação social / a audiência) Os recursos técnicos necessários para uma videoconferência - Equipamento - Espaço físico - Recursos humanos Documentação para os participantes de uma videoconferência - Guiões - Documentação de briefing Organização de entrevistas com jornalistas no evento Objectivo das entrevistas com jornalistas - 5 fatores que afetam o processo de entrevista - Objectivo da entrevista - Espaço - Timing - Qualidade da informação - Regulamentos Equipamento necessário para entrevistas - Importância de identificar o equipamento necessário - Assegurar que o equipamento necessário é fornecido em tempo útil e estará disponível no dia da conferência - Importância de garantir que o equipamento está em bom funcionamento - As pré - entrevistas e porque são importantes Criar uma sala de imprensa de um evento Diferentes tipos de salas de imprensa Objectivo de uma sala de imprensa num evento Fornecimento de recursos para as salas de imprensa - Salas adequadas para reuniões, entrevistas privadas, entrevistas de televisão, e uma sala em open space - Equipamento informático, tal como computadores, impressoras, modems e acesso à Internet e e-mail - Outro equipamento de comunicação, (ex. telefones, faxes) - Equipamento de informação, tal como televisão, rádio, vídeo, DVD, jornais e revistas especializadas - Mobiliário - Recursos humanos, incluindo apoio de secretariado e um contacto de imprensa para o evento - Coffee-break


Certificação

No final do curso os participantes receberão um Certificado de Qualificações, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação. Esta UFCD - Unidade de Formação Modular Certificada está integrada no Catálogo Nacional de Qualificações e faz parte de um percurso de qualificação de nível de qualificação - 4 , pelo que a certificação nesta UFCD, contribui para uma qualificação profissional daquele nível.


Preço

Gratuito


Regalias

As formações modulares certificadas estão isentas de taxa de inscrição.






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