Início / Inovação no CECOA / Projetos internacionais / EuroPeerGuid - European Peer Review in Guidance and Counselling in Adult Vocational Education and Training - a contribution to EQARF implementation

EuroPeerGuid - European Peer Review in Guidance and Counselling in Adult Vocational Education and Training - a contribution to EQARF implementation



Atualmente, os países da parceria do projeto EuroPeerGuid (Eslovénia, Finlândia, França e Portugal) enfrentam, por um lado, a necessidade de adaptar o seu próprio Sistema de Educação e Formação Profissional e respetivos Sistemas de Garantia da Qualidade no sentido de integrar a Recomendação sobre a Criação do Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais, e por outro lado, a implementação de políticas de Aprendizagem ao Longo da Vida e a correspondente necessidade de assegurar a garantia da qualidade num campo particular das categorias da Educação e Formação Profissional: a Orientação e o Encaminhamento de Adultos na Educação e Formação Profissional.

No sentido de apoiar os Prestadores de Educação e Formação Profissional nos seus esforços para melhorar a qualidade dos seus serviços, o Projeto EuroPeerGuid tem como objetivo transferir a metodologia Europeia Revisão por Pares (PR), uma metodologia inovadora que combina a avaliação externa com a auto-avaliação, e que foi construída com base nos princípios e recomendações do antigo Quadro de Garantia da Qualidade Comum – atual Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais – trazendo, assim, uma resposta efetiva aos dois desafios acima referidos.

 

Objetivos específicos

  • Transferir e adaptar a metodologia da Revisão por Pares à Orientação e Encaminhamento de Adultos na Educação e Formação Profissional (que em Portugal se traduzirá na transferência e adaptação da metodologia ao encaminhamento de adultos no quadro da iniciativa Novas Oportunidades)
  • Promover a formação de Pares provenientes dos países da parceria do projeto, fornecendo-lhes assim competências para aplicar a metodologia da Revisão por Pares
  • Testar a metodologia em 10 Centros de Orientação e Encaminhamento de Adultos na Educação e Formação Profissional (em Portugal, os Centros Novas Oportunidades)
  • Disseminar os resultados do projeto de forma a enfatizar as potencialidades da metodologia como uma ferramenta de garantia (e desenvolvimento) da qualidade da formação

 

Parceria

Promotor:

CECOA – Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins  (Portugal)
Website: www.cecoa.pt
Contacto: Filipa Curto 

 

Parceiros:

IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional (Portugal)
Website: www.iefp.pt
Contactos: Susana Saraiva e Rui Barbosa

Fundação Alentejo (Portugal)
Website: www.fundacao-alentejo.pt ; www.epral.pt
Contacto: António Bordalo Lula

CIBC - Centre Interinstitutionnel de Bilan de Compétences Artois Ternois (França)
Website: www.cibcarras.org
Contacto: Romain Méjain

ACS/SIAE - Slovenian Institute for Adult Education (Eslovénia)
Website: http://siae.acs.si/
Contacto: Tanja Mozina

Keuda Vocational College (Finlândia)
Website: www.keuda.fi
Contacto: Riita Narko

Ministério do Emprego e da Economia Finlandês
Website: www.tem.fi
Contacto: Helena Kasurinen

 

Produtos/Resultados

 

Duração do projeto

janeiro 2011 – dezembro 2012

 

Enquadramento

Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida
Subprograma Leonardo da Vinci
Projetos Multilaterais – Transferência de Inovação

Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta comunicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita,





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400

Porto

223 392 680

Coimbra

239 851 360