Início / Notícias / Ainda é possível criar valor social numa Europa em crise?

Ainda é possível criar valor social numa Europa em crise?

 

O Projeto Europeu (G)Local Return – Employability and Skills Anticipation Policies: a Social ROI Approach, promovido pela Câmara Municipal de Loures, tem como principal objetivo calcular o retorno (social) do investimento em políticas ativas de apoio ao emprego e à formação profissional, prevendo um mecanismo de antecipação de competências e de levantamento de necessidades de formação, a nível setorial e local/regional, focado nos resultados de aprendizagem.

O CECOA e a Universidade Católica Portuguesa são parceiros nacionais deste projeto, que termina em fevereiro de 2014. O projeto conta, ainda, com instituições parceiras de países como o Reino Unido, a República Checa, a Letónia e a vizinha Espanha.

Avaliar o impacto de intervenções de carácter social, nomeadamente em matéria de políticas ativas de apoio ao emprego e à formação profissional é o ponto de partida da discussão que terá lugar neste Seminário e que se pretende seja uma discussão focada nos benefícios e nas potencialidades da metodologia SROI. Para tal, procuraremos apresentar os resultados do teste da metodologia SROI junto de potenciais beneficiários.

Contribuir para conhecer o leque de qualificações, competências e atributos que as empresas necessitam é outro dos temas em destaque. É nosso objetivo contribuir para o conhecimento das qualificações exigidas pelo mercado de trabalho, numa perspetiva local/regional e setorial, a partir de um inquérito a empresas do setor secundário e terciário da região de Loures.

Finalizaremos com um conjunto de reflexões e de recomendações sobre a empregabilidade e os mecanismos de antecipação de competências.


Seminário | 17 de janeiro de 2014 | Auditório CECOA | Rua Sociedade Farmacêutica, 3 - Lisboa

Programa:

9h45 - Receção

10h00 - Boas-Vindas
Isabel Silva Luís – Diretora do CECOA 
António Pombinho - Vereador da Câmara Municipal de Loures

10h15 - Apresentação dos principais marcos do projeto  
- Vitor Simões – Metodologia SROI, 4Change
- Vanda Vieira – Teste da Metodologia no CECOA
- Vera Velhinho - Qualificações, competências e atributos das empresas de Loures, CMLoures 

11h00 - Pausa para café

11h30 - Empregabilidade e Antecipação de Competências
Moderação: Ana Cláudia Valente – UCP - CEPCEP 
- Gisela Ferreira - IESE, Instituto de Estudos Sociais e Económicos
- Rafael Drummond Borges - Oikos - Cooperação e Desenvolvimento
- Sara Morais Pinto – Associação CAIS  
- Carla Calado - Kcidade

12h45 Debate

13h15 Encerramento

O evento é gratuito mas sujeito a inscrição prévia obrigatória. Até ao dia 15 de janeiro, inscreva-se através do e-mail: workshop@cecoa.pt.  

Para mais informação sobre o Projeto (G)Local Return: http://www.cecoa.pt/pt-PT/40/2/115/Projeto.aspx

 





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400

Porto

223 392 680

Coimbra

239 851 360