Início / Notícias / Projeto NEETS at RISK - kick off

Projeto NEETS at RISK - kick off

 


«EARLY identification, INDIVIDUALIZED targeting and TAILORED intervention for young people at risk of NEET – flexible pathways and an effective methodology for the transition into the labour market».


O Projeto «EARLY identification, INDIVIDUALIZED targeting and TAILORED intervention for young people at risk of NEET – flexible pathways and an effective methodology for the transition into the labour market» tem como objetivo desenvolver uma metodologia para identificação de jovens em risco de se tornarem NEETs (Not in Education, Employment or Training) e conceber um modelo de intervenção precoce com enfoque local/regional e teve a sua primeira reunião transnacional em janeiro deste ano, nas instalações do CECOA em Lisboa.


O grupo alvo do projeto NEETS são os jovens formandos/estudantes dos 15 aos 24 anos que ainda se encontram no sistema educativo e de formação profissional, a terminar a escolaridade obrigatória, mas em risco de se tornarem NEETs. Iremos ainda envolver pessoas, da mesma faixa etária, que ainda frequentam a escola ou um centro de formação profissional (ou que estão desempregados).

O projeto tem a duração de 36 meses, é coordenado pelo CECOA, e tem como parceiros nacionais a Junta de Freguesia de Alcântara e a Universidade Católica Portuguesa através do CEPCEP - Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa.

A parceria é constituída ainda pelos seguintes parceiros internacionais: FMA - Fundación para la Formación, la Cualificación y el Empleo en el Sector Metal de Asturias (Espanha); CPV - Fondazione Centro Produttività Veneto (Itália); ISOB - Institut für sozialwissenschaftliche Beratung GmbH (Alemanha) e Tavistock Institute of Human Relations (Reino Unido).

Os primeiros resultados do projeto serão uma caraterização da população NEETS nos países envolvidos na parceria bem como um levantamento dos factores de risco e das medidas de intervenção existentes nos países da parceria. De seguida é nosso objetivo apresentar e validar os resultados alcançados através de um focus group (a realizar em Portugal, Espanha e Itália).

Com o propósito de permitir que os técnicos envolvidos no projeto contactem com exemplos de boas práticas na identificação de fatores de risco e de modelos de intervenção visando reduzir o risco dos jovens se tornarem NEETs, e sendo o Reino Unido pioneiro neste tipo de intervenção, o projeto tem previsto a realização de uma atividade de aprendizagem, que terá lugar no início de maio de 2015 em Londres, contando com a organização do parceiro Tavistock Institute.





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400

Porto

223 392 680

Coimbra

239 851 360