Início / Notícias / Visitas de Estudo

Visitas de Estudo

 

 

 

No âmbito do curso EFA – Técnico de Logística foram realizadas várias visitas de estudo, não só por ser uma prática corrente nos cursos de longa duração do CECOA, mas principalmente para os formandos terem contacto com as diferentes realidades da Logística no tecido empresarial português.

 

 

      

 

 

Módulo de Equipamentos de Armazém:
Os formandos visitaram a loja de Loures da Brico Depôt que conta com 5.000 m2 e 13.000 itens de stock, movimentados por porta-pallets eléctricas, stackers e retráctil. Nesta visita foi interessante perceber a aplicação específica de cada equipamento, bem como das estruturas (racks e estantes de diferentes dimensões) e sua localização (só neste armazém existem 9 mil localizações).

 

Módulo de Transportes na Otimização da Cadeia Logística:
Os formandos visitaram o armazém automatizado da Tabaqueira, em Albarraque. Foi interessante perceber o quanto a logística evoluiu. Neste armazém todo o processo de picking e armazenamento é automatizado, apenas a carga e descarga conta com a operação tradicional. Este armazém está totalmente direcionado para a exportação e por ser automatizado permite uma maior verticalização do stock e portanto maior capacidade de armazenamento.

 

Módulo de Redes de Fluxo de Informação:
Os formandos visitaram o armazém de medicamentos da Alliance Healthcare, em Lisboa. Este armazém conta com uma parte automatizada e outra manual. Foi interessante perceber a segurança e o rigor com as datas de validade e temperatura para garantir a integridade dos medicamentos. Os formandos puderam, ainda, verificar a integração entre o movimento físico e o movimento em sistema, que deve estar sempre em sintonia para garantir a fiabilidade dos stocks e informações ao cliente.

 

Módulo de Coordenação da Expedição em Armazém:
Os formandos visitaram o Centro de Logística da Empresa Luís Simões, no Carregado.
Foi-lhes proporcionada uma visita guiada na qual tiveram oportunidade de acompanhar todo o processo de receção, preparação e expedição no armazém C1 – automatizado – e no C2 – de caráter mais tradicional.

 

Módulo de Movimentação e Operação de Empilhadores:
Atendendo a que este módulo implicava executar movimentação e operação de empilhadores, os formandos realizaram parte da formação nas instalações do Centro de Emprego e Formação Profissional de Sintra, que gentilmente cedeu ao CECOA o espaço e o equipamento necessário, para que todos os formandos pudessem conduzir e manobrar empilhadores. Nestes dias, os formandos conhecerem as normas de condução em segurança e os princípios de manutenção de empilhadores.

 

Aproveitamos a ocasião para agradecer a todas as empresas a disponibilidade e a forma amável e profissional como receberam os formandos, formadores e equipa técnica do CECOA.

 

A próxima edição deste curso está prevista para outubro de 2015 – Inscrições Abertas





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional