Início / Notícias / Curso de Técnicos Comerciais, delegação centro.

Curso de Técnicos Comerciais, delegação centro.

Visita de estudo ao Centro Operacional, CTT Expresso, em Taveiro.

 


No âmbito do módulo de Documentação Comercial e Circuitos de Correspondência, a turma do Curso de Técnicos Comerciais (dupla certificação) realizou no dia 12 de Janeiro uma visita de estudo às instalações do Centro Operacional,CTT Expresso, em Taveiro, com o objetivo principal de conhecer o funcionamento do Centro de Produção e Logística.

Fomos recebidos pelo Engenheiro Henrique Fartura e pelo Técnico de Manutenção António Martins que nos encaminharam para uma sala de reuniões onde nos apresentaram um vídeo sobre o ciclo operativo dos CTT (recolha, concentração, dispersão e distribuição) e o ciclo operativo do tratamento do correio.

De seguida, fizemos uma visita guiada às instalações onde tivemos a oportunidade de ver como se faz a seleção da correspondência por prioridades e por zonas geográficas, assim como o cais de embarque e as secções de vídeo codificação e de digitalização.

Foi-nos dada ainda a oportunidade de ver em funcionamento a máquina Separadora / Faceadora / Obliteradora de cartas e uma outra que efetua a divisão da correspondência por códigos postais e respetivos giros de distribuição. Quando as moradas estão incorretas, a correspondência é separada e tratada na secção de vídeo codificação. Nesta secção, o trabalho dos funcionários consiste em retificar, através de meios informáticos, os dados das moradas e realizar, posteriormente, o seu encaminhamento para a máquina.

Por fim, visitámos ainda a seção de digitalização de documentos internos e externos.

Esta visita foi considerada pelo grupo de grande interesse, visto que deu a oportunidade de verificar in loco o percurso que a correspondência percorre, desde o local onde é colocada até à sua entrega ao destinatário.

Agradecemos aos nossos anfitriões a disponibilidade e atenção com que nos receberam, bem como às Dras. Célia Filipe e Paula Bugalho a oportunidade de realização desta visita de estudo.

 

Grupo de formandos





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional