Início / Notícias / Balanço e iniciativas do ano 2016

Balanço e iniciativas do ano 2016

O ano de 2016 foi um marco importante na história do CECOA, pelos 30 anos da sua existência.

Assim, para além da atividade regular, foram realizadas várias iniciativas para assinalar este período que vão culminar, no mês de fevereiro, com Encontros sobre “Formação, Bem-Estar e Produtividade nas Organizações – 30 anos de contribuição do CECOA” em Coimbra, Porto e Lisboa.

Foi um ano especialmente desafiante que nos pôs à prova e em que se demonstrou, mais uma vez, a capacidade de resiliência da equipa e da organização no seu todo, com enfoque nos formadores.

Embora os constrangimentos orçamentais não nos tivessem permitido crescer ainda mais na atividade formativa, conseguimos obter um volume de formação superior ao do ano transato. Em 2016 passaram pela formação do CECOA 5 567 formandos, distribuídos por 309 ações de formação que totalizaram um volume de 506 857 horas.

Foi um contributo significativo para os 7 700 cursos que realizámos nestes 30 anos, com mais de 107 500 formandos e um volume de horas superior a 13 milhões e 600 mil.

 

 

Voltando à atividade do ano de 2016, é de assinalar o empenho das equipas técnico-pedagógicas em proporcionar aos formandos, fora do ambiente de sala, aprendizagens e experiências complementares à formação. Realizaram-se várias visitas a empresas e outras entidades que possibilitaram a passagem de know how no próprio local, facilitando a aprendizagem e abrindo outros horizontes. Aspetos que muito valorizamos nas metodologias da nossa formação.

Os projetos internacionais continuaram a ser uma área de excelência do CECOA. Destacamos aqui as várias iniciativas realizadas no âmbito do projeto NEETS at RISK, no qual o CECOA é a entidade promotora, assim como a realização de visitas de peers, entre entidades formadoras, utilizando a metodologia peer review, no projeto PRALINE. Entre outros, realçar também um projeto estratégico em que participamos, juntamente com o nosso parceiro institucional CCP -Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, e a ANQEP - Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional sobre a atualização das qualificações existentes por força da introdução das novas tecnologias no setor, colmatando necessidades ao nível das competências e de oferta formativa na área do comércio eletrónico. Referimo-nos ao projeto ALL-ECOM.

Vimos a nossa certificação ISO 9001 renovada, com nenhuma “não conformidade”.

Continuámos a apostar na formação dos nossos colaboradores em diferentes áreas técnicas e transversais, nomeadamente com uma ação de Teambuilding para toda a equipa para promoção do espírito de equipa e de solidariedade - CECOA Solidário 2016. No final deste dia de trabalhos tipo “querido mudei a casa” realizados por todos os colaboradores do CECOA no CAT Renascer, instituição de acolhimento temporário de crianças, assinalou-se os 25 anos de trabalho no CECOA de 4 trabalhadores.

Muito mais haveria para relatar sobre o ano 2016, mas vamos terminar com os vários eventos em que se aproveitou para assinalar os 30 anos CECOA, tais como: participação na Futurália com um bolo gigante; CECOA em Movimento, iniciativas variadas realizadas por formandos e equipas técnico-pedagógica em Lisboa, Porto e Coimbra; reforço da comunicação virtual, através da abertura do canal YouTube; filme institucional CECOA, com pequenas versões direcionadas para públicos específicos; preparação de um pequeno livro de memórias - Livro 30 anos CECOA.

Em suma, foi um ano desafiador, mas muito compensador!

 

Isabel Silva Luís,

Diretora do CECOA.





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400

Porto

223 392 680

Coimbra

239 851 360