Início / Notícias / Visita de estudo à Luís Simões.

Visita de estudo à Luís Simões.

Curso de Técnico/a Logística.

 

Os formandos do 3º curso Técnico de Logística (EFA) realizaram uma visita à empresa Luís Simões no dia 14 de Julho, no âmbito da UFCD “Layout de Armazém”, ministrada pela formadora Luísa Coelho.

Esta empresa lidera o mercado Ibérico a nível dos transportes e armazenagem.

 

 

Mariela Vieira, responsável da empresa recebeu-nos e apresentou a Luís Simões uma empresa de referência no mercado, que atualmente gere diferentes áreas de transportes e armazenagem, mas também Rent a cargo (Renta – aluguer de reboques e semi-reboques) e seguros (Diagonal). A empresa conta atualamente cm 1700 colaboradores em toda a Península Ibérica.

Começámos a visita pelo armazém tradicional que foi criado em 1997 e tem 30000m² de área com uma altura de 10 a 12m. Carlos Santos, o nosso primeiro guia, explicou-nos que este é um armazém alimentar com 18 clientes residentes e alguns em cross-docking. Entram diariamente entre 60 a 70 carros entre as 8h e as 17h. O armazém contém 33000 paletes, sendo 98% euro-paletes e apenas 2% paletes americanas. Tem 50 portas de cais, 13 das quais com temperatura controlada (0º/4º- yogurtes; 6º/8º - queijos; 8º/10º - margarinas; 15º/18º - chocolates). O tempo para descarregar é de 1h, incluindo verificação e confirmação da mercadoria, sempre na preseça do motorista (para evitar motivos de reclamação). As paletes já trazem um código de barras do cliente, tornando-se mais fácil a sua alocação e localização. Todo o processo está permanentemente ligado ao sistema informático para controlo. Os clientes é que especificam as caraterísticas e necessidades dos diferentes produtos.

Passámos então para o armazém automatizado com 19m de altura. Carina Barroco foi a nossa nova guia e explicou que os armazéns seguem todos a filosofia Kaizen. Ao contrário do Carregado I, o Carregado II não tem zonas de temperatura controlada, é tudo à temperatura ambiente. É um armazém de produtos alimentares e não alimentares, tem uma capacidade para 52 000 paletes (4 paletes por localização), 7 níveis de altura, que o CPA (carro ponta automóvel) aloca, tira e distribui ao longo do armazém. De manhã cedo faz-se a gestão de stocks para verificação e controlo da mercadoria e ainda a receção da nova mercadoria; à tarde faz-se o picking, que vai acabar na expedição. Os corredores são de apenas 1.40m, existem 156 localizações em profundidade, tudo isto controlado a partis do RFID. Têm um software próprio para controlo e gestão, no entanto estão linkados aos clientes através do SAP. Têm uma zona para receção (onde o CPA é alimentado para alocar os

Para terminar a nossa visita, a Mariela Vieira explicou-nos um pouco da política de Recursos Humanos da empresa cujo objetivo é o da criação de uma espaço onde as pessoas se sintam bem, valorizadas, possam crescer e deem o seu melhor. A Luis Simões mais do que uma empresa de referência é uma empresa que está sempre na vanguarda, a nível de trabalho, segurança e inovação de serviço.

Agradecemos a amabilidade, todas as informações e esclarecimentos de todos os nossos guias. Uma manhã espetacular e fantástica para “fechar” o nosso curso com chave de ouro. 

 





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400

Porto

223 392 680

Coimbra

239 851 360