Início / Notícias / Inclusão social de jovens NEET.

Inclusão social de jovens NEET.

Intervenção e impacto.

 

O CECOA acolheu nos dias 23 e 24 de Outubro, nas suas instalações em Lisboa, os parceiros do Projeto ComNetNEET para a reunião de lançamento.

Este novo projeto coordenado pelo CECOA tem como grupos-alvo os jovens em situação NEET com idade entre 18 a 29 anos e os profissionais e as instituições que integram o ecossistema para a inclusão social de jovens em situação NEET.

Durante 3 anos, pretende-se desenvolver uma metodologia inovadora, partindo das melhores práticas existentes nos países parceiros, para testar em Portugal, Itália e Espanha, e analisar os resultados e impactos dos pilotos a nível local e regional.

A nível europeu e internacional, o consórcio espera contribuir para aumentar a inclusão social e a equidade em relação às intervenções junto de jovens em situação NEET; diminuir a taxa de jovens em situação de pobreza e reduzir lacunas de competências.

São parceiros do projeto o ISOB GmbH (Alemanha), a Fundacion Ronsel (Espanha), a UCP - Universidade Católica Portuguesa, Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (Portugal), o CPV - Centro Produttivà Veneto (Itália), o TIHR - The Tavistock Institute (Reino Unido), a TESE - Associação para o Desenvolvimento pela Tecnologia, Engenharia, Saúde e Educação (Portugal) e a Câmara Municipal de Lisboa (Portugal).

A nível nacional são parceiros estratégicos do projeto a Junta de Freguesia da Ajuda, a Ordem dos Psicólogos Portugueses, a Gebalis - Gestão do Arrendamento da Habitação Municipal de Lisboa e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

É expectativa do CECOA para este projeto aprender com os parceiros e evidenciar boas práticas a nível nacional e europeu no trabalho com jovens NEET; desenvolver novas ferramentas, métodos e um modelo de trabalho com jovens em situação NEET e contribuir para a formação dos técnicos e profissionais que os acompanham; conseguir uma implementação bem-sucedida do projeto e numa atmosfera de confiança, cooperação, responsabilidade compartilhada e envolvimento da parceria; melhorar a cooperação com as partes interessadas a nível local, regional, nacional e a nível europeu.

O projeto Project “ComNetNEET” - Community Networking for Integration of Young People in NEET Situation” é financiado pelo Programa Erasmus +, Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas, Parcerias estratégicas nos domínios da educação, formação e juventude.

 

Equipa

(mais fotografias em: clique aqui)

 

 

 

 





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional