Início / Notícias / Projeto Equipas Positivas.

Projeto Equipas Positivas.

A prática de teambuilding, em ambiente outdoor.

 

O CECOA foi o parceiro de formação da Câmara Municipal de Loures na realização do projeto “Equipas Positivas” que decorreu entre 25 de setembro e 13 de outubro de 2017, e que envolveu os 140 colaboradores do Departamento de Cultura, Desporto e Juventude da Câmara (DCDJ), repartidos por 4 grupos de formação.

Com esta formação pretendeu-se, de uma forma divertida, desafiante e “out of the box”, promover o espírito de equipa, fomentar e melhorar a cooperação e a comunicação entre os diversos colaboradores do Departamento e mobilizá-los para o desenvolvimento de uma atitude mais dinâmica e proativa.

Os primeiros 2 dias de formação decorreram em sala, no espaço da Biblioteca Municipal José Saramago. Através de dinâmicas de grupo ativas, o formador Miguel Leite convidou os participantes a refletir e a atuar sobre os fatores que podem fazer a diferença na produtividade e no bem estar das suas equipas de trabalho.

No último dia de formação, realizou-se a prática de teambuilding, em ambiente outdoor, tendo como pano de fundo o Cabeço de Montachique. Durante esta atividade as equipas foram postas à prova através de desafios que tiveram que concretizar organizando-se e cooperando entre si para alcançar os objetivos propostos.

Em termos de resultados da formação, pretende-se que a Câmara Municipal de Loures possa obter maiores níveis de eficácia organizacional através das transformações positivas que cada colaborador/equipa produza no seu ambiente de trabalho.

 

 

Comentário do DCDJ

"A valorização dos trabalhadores é uma das estratégias privilegiadas pela Câmara Municipal de Loures, no cumprimento da sua missão e objetivos. Como tal, foi identificada a necessidade de realizar formação na Área do Desenvolvimento Pessoal, dirigida a todos os que exercem as suas funções no Departamento de Cultura, Desporto e Juventude. Os objetivos e necessidades estavam identificados, bem como a intencionalidade de proporcionar formação em sala e uma experiência de "teambuilding”.

No processo de preparação da formação, foi determinante a focalização do CECOA nas características e objetivos do Departamento, na diversidade dos recursos humanos e nos principais aspetos identificados como alvo de mudança. Esta construção personalizada, resultou numa programação contextualizada e perfeitamente adequada à realidade da equipa.

Valorizamos as metodologias utilizadas, de suporte rigoroso e científico, conducentes a reflexões pessoais e de grupo, numa cadência teórico-prática promotora da participação espontânea e efetiva dos formandos.

Uma vez que cerca de 80% dos trabalhadores do Departamento participaram na ação “Equipas Positivas” e se observarmos as dinâmicas que foram conseguidas, quer em sala, quer nas atividades “outdoor”, temos a expectativa de promover uma maior eficácia nos processos de trabalho conjunto, melhorar as relações interpessoais, reforçar a motivação, criatividade, valorizando a consciencialização do papel e importância de cada um e o seu determinante contributo para a estrutura orgânica, fortalecendo a articulação inter-serviços, contribuindo por esta via para a prestação de um melhor serviço público, objetivo final deste departamento."

 

Testemunhos de alguns participantes:

T1 - Os resultados imediatos são o melhor conhecimento interpessoal e a perceção de que a “engrenagem” tem vários mecanismos e peças tão importantes quanto “eu”. Jorge Aniceto

T2 - “Tudo isto contribui para um bom trabalho em equipa. Porque este existe sempre. E estaremos, então, todos a trabalhar para o mesmo.” Luís Paniágua

T3 – “O formador Miguel é, na minha opinião, uma peça chave fundamental deste processo porque eleva o modo de interação com o grupo e ao representar a CECOA com este brilhantismo, a marca é valorizada”. Vasco Resa

T4 – “A melhoria da comunicação é notória e o alcance desta formação, para mim, só irá ser sentido qualitativamente com o decurso do tempo, com o desabrochar das raízes que plantou em nós.” Sílvia Jorge

T5 – “Durante esta formação fomos despertados e sensibilizados para diversas temáticas e situações que, se levadas em conta, poderão melhorar significativamente o ambiente laboral no Departamento." João Moreno

T6 – “Além da partilha de experiências, do melhor conhecimento e aproximação interpessoal que esta ação proporcionou, contribuiu também para uma autorreflexão e tomada de consciência da importância de princípios como a cooperação, a confiança, a negociação, enquanto bases determinantes para o sucesso de qualquer equipa, o que certamente terá repercussões no respetivo desempenho e na intervenção do departamento." Eugénia Abrantes

 

 

 





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400

Porto

223 392 680

Coimbra

239 851 360