Início / Notícias / Formandos do CET de Comércio Internacional do CECOA acolhem alunos do BTS Commerce International da École Nationale de Commerce de Paris.

Formandos do CET de Comércio Internacional do CECOA acolhem alunos do BTS Commerce International da École Nationale de Commerce de Paris.

Esta iniciativa enquadra-se nas atividades da rede NETINVET.

  

 

Aconteceu no passado dia 14 de dezembro e reuniu, nas instalações do CECOA em Lisboa, 11 formandos do CET de Comércio Internacional do CECOA, 26 alunos do BTS Commerce International da École Nationale de Commerce (ENC) de Paris, um dos formadores da equipa pedagógica do CET de Comércio Internacional, o Neves de Almeida, o professor de português Luís da Silva e o professor de comércio internacional Dominique Grondin e as técnicas do CECOA, Aurora Antunes e Cristina Dimas.

Esta iniciativa enquadra-se nas atividades da rede NETINVET, rede europeia dedicada à promoção da mobilidade de aprendentes na área do comércio internacional e dos transportes/logística, da qual o CECOA e a ENC fazem parte e nas atividades preparatórias do projeto de mobilidade Erasmus + “INTRADE - International Trade Mobility for You” de que o CECOA é promotor. Os objetivos foram:

  • breve sensibilização para as semelhanças e para as diferenças entre o sistema nacional de educação e formação profissional de cada um dos países e, mais concretamente, em relação à qualificação de comércio internacional que os 2 grupos estão a preparar e que são ambas de nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações;
  • convívio entre os jovens formandos de comércio internacional dos dois países;
  • partilha de experiências de contactos com o mercado de trabalho: em trabalho temporário nas férias ou durante o curso, ou em estágios em empresas;
  • troca de ideias sobre expetativas e perspetivas profissionais pós curso;
  • intercâmbio de realidades sobre o mercado de trabalho de cada um dos países e sobre a empregabilidade do curso;
  • treino de competências de comunicação nas diferentes línguas que foram utilizadas: português, francês, inglês e  espanhol.

Efetivamente, para os formandos do CET de Comércio Internacional do CECOA, envolvidos no projeto mobilidade INTRADE, foi uma excelente oportunidade para treinarem e melhorarem as suas competências de comunicação, linguísticas e de relacionamento intercultural, aspetos fundamentais na sua aprendizagem e na preparação dos seus períodos de mobilidade no estrangeiro. Para alguns foi, ainda, a oportunidade de conhecer os alunos e uma das escolas que, se perspetiva, os enquadrará e acolherá nas 4 semanas de formação em contexto de trabalho, em empresas francesas.

 

  





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional