Início / Notícias / Português para Falantes de outras Línguas.

Português para Falantes de outras Línguas.

Modúlo a Modúlo.

 

Português para Falantes de outras Línguas, constitui-se uma ação de formação profissional na área de línguas e literaturas estrangeiras destinada a formandos adultos não nativos com perfil linguístico-comunicativo de saída correspondente ao nível A2 (de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas).

Mais do que saber conjugar um verbo corretamente num exercício escrito ou numa ficha de trabalho de vinte valores atribuídos, o importante é dar oportunidade ao formando extraindo-lhe o conhecimento que tem e sente na sua bagagem vivencial através da infância e das experiências a fim de “as trazer”, de as reportar para a sala de formação sempre com o objetivo prioritário de o fazer compreender e falar a língua do país que escolheu para viver, trabalhar, crescer profissionalmente e desenvolver-se cientificamente.

Há uma partilha constante e imensamente rica que permite despertar para outros interesses, tais como a leitura dos nomes da estação de metro, a compra de produtos diferentes do costume na mercearia da rua porque já conhece a palavra dos mesmos e os pronuncia corretamente, o preenchimento de um formulário que lhes é solicitado na Segurança Social...

O que chamamos a este novo processo?

Nada mais que iniciar a vida num país, neste caso, Portugal, fazendo parte dele, dando os passos elementares para cidadãos portugueses se considerarem antes do início do processo de nacionalidade que lhes é possível adquirir com esta ação de formação.

Para o efeito, o ingrediente facilitador é a dinâmica de grupo (simulação da ida ao médico, ao restaurante, ao banco, às Finanças, ao SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – entre outros). Aumenta, não só, a partilha entre os diversos elementos do grupo, contribuiu para o espírito de entreajuda e companheirismo, estimula a auto- confiança, mas também, e sobretudo, o conhecimento da Língua Portuguesa.

 

 

Formadora: Mara Ferreira       

Docente de Português, experiência como Formadora de Português para Falantes de outras Línguas desde 2008 em Portugal e no Estrangeiro. Atualmente como formadora do CECOA, em parceria com o CELAF – Centro de Estudos Luso-Asiáticos.

 





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400

Porto

223 392 680

Coimbra

239 851 360