Início / Notícias / Mudança nas organizações.

Mudança nas organizações.

Módulo a Módulo.

 

 

“Não é a espécie mais forte que sobrevive, nem a mais inteligente.

É sim aquela que melhor se adapta à mudança.”

- Charles Darwin -

 

As organizações e pessoas que conseguem adaptar o seu comportamento em resposta às mudanças adaptando-se, mais facilmente ultrapassam as dificuldades.

Considerando que a única constante no Ser Humano é a mudança, esta deve ser encarada como um processo natural ao longo da existência do indivíduo e da organização.

Implementar mudanças não é nada simples nem pacífico. Geralmente origina resistência dentro das organizações pois é comum ver a mudança como sendo um perigo ou ameaça. Porém, é necessária porque tende a envolver um conjunto de estruturas, processos, ferramentas e técnicas que ajudarão os colaboradores e as equipas a adaptarem-se a novas realidades tecnológicas, de produto, estruturais, de pessoas/cultura, etc. Estes procedimentos serão sempre facilitados por uma liderança visionária com o perfil adequado a este tipo de processo.

Os sinais manifestos da necessidade de uma mudança organizacional podem ser evidenciados pela diminuição das vendas, redução de rentabilidade, perda de quota de mercado, aumento de custos ou mesmo insatisfações dos clientes, fornecedores e colaboradores.

A mudança nas organizações é, portanto, um desafio que dá resposta à aceitação da impermanência e que deve ser adotado como um processo que leve os colaboradores a envolverem-se com as transformações no seu ambiente de trabalho.

 

 

 

Carlos Barata: Licenciado em Psicologia. Pós-graduado em Dramaterapia no Hertfordshire College of Art & Design, Inglaterra. Formador e consultor com ampla experiência, com mais de 40.000 horas de formação profissional na área da formação comportamental, a nível nacional e internacional, colaborando com as mais prestigiadas entidades de formação profissional.





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400

Porto

223 392 680

Coimbra

239 851 360