Início / Notícias / Inovação no trabalho com jovens em situação NEET na Alemanha.

Inovação no trabalho com jovens em situação NEET na Alemanha.

Por Vanda Vieira, Unidade de Inovação e Negócios, CECOA.

 

A inclusão social de jovens em situação NEET, a melhoria das suas competências pessoais e profissionais e o desenvolvimento de parcerias locais para a aprendizagem em contexto de trabalho são as prioridades do projeto «ComNetNEET - Community Networking for Integration of Young People in NEET Situation», liderado pelo CECOA – Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins.

Foi neste contexto que a equipa de trabalho do Projeto «ComNetNEET - Community Networking for Integration of Young People in NEET Situation» participou numa atividade de aprendizagem, na Alemanha, nos dias 14, 15 e 16 de março de 2018.

Desta experiência, coordenada pelo parceiro ISOB, salientamos a interação com a Câmara Municipal de Regensburg e com a Câmara Municipal de Munique; a visita a dois centros de formação dirigidos a jovens desfavorecidos e com claras dificuldades de transição entre o sistema educativo e o emprego; e a visita a uma agência de emprego. 

Este «percurso» permitiu conhecer as diversas fases de um sistema modular para trabalhar os jovens em situação NEET, implementado em Regensburg, na Baviera. A articulação entre os atores chave das áreas da inclusão social e da inserção profissional de jovens, e entre os setores da educação e da formação profissional, as empresas e os técnicos que acompanham os jovens e as suas famílias são os fatores de sucesso mais significativos deste sistema, ao qual acrescem, sem dúvida, o financiamento dirigido a estas medidas e a capacidade de execução das equipas. 

 

  

IFP, Promotor de formação. 

 

Encontro com o Dr. Rainer Schreiber, Diretor-Geral do IFP, um centro de formação com uma vasta experiência no trabalho com jovens em situação NEET (jovens migrantes e jovens licenciados em processo de orientação profissional). O IFP participa em projetos-piloto de melhoria do sistema dual, pela via da transição da escola para o trabalho, financiados pelo Ministério Alemão para a Educação e Pesquisa (BMBF). Integra uma rede de ONGs “Iniciativas Sociais” em Regensburg.

 

 

Visita à “Lernwerkstatt”, 14 de março de 2018. 

 

Na visita à “Lernwerkstatt” da “Catholic Youth Welfare Support Agency”, o Dr. Schmalhofer sistematizou as diversas medidas de formação em contexto de trabalho dirigidas aos jovens menos qualificados e com diversas lacunas do ponto de vista da integração na sociedade e no mercado de trabalho, em especial, o trabalho com jovens refugiados. Tivemos, ainda, oportunidade de simular um «percurso» modular, na visita guiada às instalações que nos foi feita.

 

 

Visita à Agência de Emprego, 15 de março de 2018.

  

A Dra. Scharf-Haggenmiller e a sua equipa salientaram o papel da Agência de Emprego no envolvimento das diversas partes interessadas da região de Regensburg tendo em vista a integração de jovens em situação NEET. A cooperação com os empregadores, através do serviço de emprego, as consultas regulares ao mercado de trabalho e o apoio disponibilizado antes e após a formação, tanto às empresas como aos jovens, são elementos que se destacam. Ainda a articulação com a Agência de Emprego Jovem enquanto “sistema de aprendizagem”, que numa lógica preventiva atua de forma holística e realiza o aconselhamento e a orientação profissional dos jovens e faz a divulgação das ofertas formativas e de trabalho.

 

 

Visita à Câmara Municipal de Regensburg, “Youth Support Service”, 15 de março de 2018.

 

O Dr. Sgolik, responsável pelo serviço de Apoio à Juventude na Câmara Municipal de Regensburg partilhou as principais funções e preocupações do município na atração de jovens qualificados e no trabalho com os jovens menos qualificados, jovens em situação NEET, em articulação com a Agência de Emprego Jovem. A Agência Municipal para o Desenvolvimento de Competências e os Serviços de Apoio à Juventude da autarquia focaliza-se, ainda, nos grupos de jovens de difícil acesso ao mercado de trabalho, com deficiência, com histórico de migração, de abuso de substâncias ilícitas, com problemas mentais, etc.

 

Finalmente, decorreu a sessão na Câmara Municipal de Munique que coordena as medidas de emprego, formação e inserção social para a zona metropolitana de Munique, operacionalizadas, entre outros agentes, pelo Euro–Training-Centre ETC e.V.  

 

 

 

Visita à Câmara Municipal de Munique e ao Centro de Formação ETC, 16 de março de 2018.

 

Dra. Anneliese Durst, responsável pelo Programa Municipal de Emprego e Qualificação e pela sua equipa, falou-nos dos desafios e das dificuldades que enfrentam. A Dra. Petra Schütt responsável pela política municipal de emprego apresentou-nos as prioridades do município de Munique para a população jovem, desfavorecida, com baixas qualificações, com dificuldade de inserção que vive à margem da sociedade.

 

 

Visita à Câmara Municipal de Munique e ao Centro de Formação ETC, 16 de março de 2018.

 

Dra. Sabine Gänsbacher-Loibl e a sua equipa apresentaram-nos o Euro-Training- Centre ETC e.V., um centro de formação da autarquia que aplica políticas e desenvolve medidas de educação e de formação profissional para toda a área metropolitana de Munique; foram, ainda, dados a conhecer os projetos que envolvem as escolas, de orientação profissional de jovens, de formação de jovens em empresas simuladas e empresas reais, nomeadamente do setor do comércio e serviços, entre outros.

 

O projeto “ComNetNEET” - Community Networking for Integration of Young People in NEET Situation” é financiado pelo Programa Erasmus +, Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas, Parcerias estratégicas nos domínios da educação, formação e juventude

 

 





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400

Porto

223 392 680

Coimbra

239 851 360