Início / Notícias / PME'S medem o retorno do investimento em formação.

PME'S medem o retorno do investimento em formação.

Projeto “ROI - Return on Investment of Work Based Learning and Apprenticeships”.

 

 

É um clássico que as empresas investem na formação quando esta responde às suas necessidades. Também é sabido que o tecido empresarial português é maioritariamente constituído por pequenas e médias empresas (PME's). Por último, é importante sensibilizar as empresas para a formação ao longo da vida, e em particular, para a formação de jovens no local de trabalho.

É neste contexto que o CECOA integra, desde Novembro de 2017, um projeto europeu cujo principal objetivo é promover a aprendizagem no local de trabalho e o sistema de aprendizagem, evidenciando os benefícios daí decorrentes para as PME's e para a sociedade em geral.

Muito recentemente o CECOA participou numa reunião de trabalho e numa atividade de aprendizagem/formação promovida pela Social Value UK, em Liverpool, com o propósito de conhecer e adaptar a metodologia do ROI – Retorno do Investimento à formação em contexto de trabalho e à aprendizagem. O objetivo é aumentar a consciência por parte das empresas da relação custo-benefício decorrente da implementação de estratégias de aprendizagem no local de trabalho.

O projeto “ROI - Return on Investment of Work Based Learning and Apprenticeships” vai desenvolver um modelo para cálculo dos custos e dos benefícios sociais bem como uma ferramenta digital para cálculo do ROI que permitirá às PME's europeias calcular o retorno do investimento em oportunidades de aprendizagem no local de trabalho. 

Até Outubro de 2019, esta parceria fará ainda um guia para atrair novas empresas para o sistema de aprendizagem e para criar novas oportunidades de estágios, salientando as boas práticas e os exemplos bem-sucedidos que emergirem da experimentação do modelo em diversos países europeus.

Este projeto é coordenado pela Technical University of Kosice, Eslováquia, e para além do CECOA, parceiro nacional, conta ainda com parceiros provenientes da Bulgária, da Itália, da Espanha, do Reino Unido, da Grécia e do Chipre.

É um projeto Programa Erasmus +, de Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas, Parcerias estratégicas nos domínios da educação, formação e juventude.

 

Para mais informação:

Website do projeto: http://roiwbl.eu/

Facebook do projeto: https://www.facebook.com/ROIWBL/

 

 

 

 

 





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400

Porto

223 392 680

Coimbra

239 851 360