Início / Notícias / Qualidade na formação: uma visão "bottom-up".

Qualidade na formação: uma visão "bottom-up".

Projeto Qualitools, em Łódź na Polónia.

 

Estamos a chegar ao fim de mais um projeto transnacional em que o CECOA esteve envolvido nos últimos três anos e focado na qualidade na formação. O mais relevante neste projeto foi a visão de “baixo para cima” que a parceria pretendeu imprimir junto de formadores, de professores, de gestores de qualidade e de formação, ou seja, a qualidade na formação ao nível dos instrumentos práticos, usados por estes profissionais, em particular nas áreas das TIC, mas transversalmente para o universo de formadores/as.

Muito recentemente, a 12 de junho o CECOA participou na conferência final deste projeto, o Projeto Qualitools, em Łódź na Polónia. A conferência foi organizada pelo promotor deste projeto, a Spoleczna Akademia Nauk, em colaboração com as diversas entidades parceiras.

Após a apresentação do Projeto Qualitools e dos principais produtos, pela ABIF e EPRA, os outros parceiros do projeto (CECOA, ZNANIE, BTF e novamente a EPRA) apresentaram diferentes abordagens nacionais de qualidade no setor da educação e da formação profissional.

Os 77 participantes polacos tiveram ainda oportunidade de trocar experiências com os parceiros, e entre si, graças à participação num de dois workshops paralelos: um sobre a qualidade nas suas organizações, e um outro, sobre boas práticas, precisamente, na promoção da qualidade na formação.

Terminado o projeto em setembro de 2018, ficarão certamente os bons momentos de equipa e de reflexão do consórcio; os resultados e os produtos tangíveis desenvolvidos em conjunto, mas também os outros, os «outputs» intangíveis como a capacidade potencial de transferir estas ferramentas para outras áreas/setores; a apropriação e exploração destes materiais para uso futuro, num período pós projeto.

Para pleno acesso os principais recursos encontram-se online, traduzidos e prontos a usar!

Para mais informação: http://www.qualitools.net

O projeto foi promovido pela Spoleczna Akademia Nauk, e teve como parceiros o CECOA – Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins, a ABIF e a EPRA - European Peer Review Association, da Áustria; a Znanie Association da Bulgária, e a Bridging to the Future do Reino Unido.

Este projeto foi financiado pelo Programa Erasmus + - Ação Chave 2: Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas; Ação: Parcerias estratégicas nos domínios da educação, formação e juventude.

 

 

Equipa.

 

Parceria.

 

Participantes.

 

Workshop Boas Práticas.

 

Workshop Qualidade.

 

Sessão Final.

 

 

 

 





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400

Porto

223 392 680

Coimbra

239 851 360