Qualidade na formação: uma visão "bottom-up".
Projeto Qualitools, em Łódź na Polónia.
Estamos a chegar ao fim de mais um projeto transnacional em que o CECOA esteve envolvido nos últimos três anos e focado na qualidade na formação. O mais relevante neste projeto foi a visão de “baixo para cima” que a parceria pretendeu imprimir junto de formadores, de professores, de gestores de qualidade e de formação, ou seja, a qualidade na formação ao nível dos instrumentos práticos, usados por estes profissionais, em particular nas áreas das TIC, mas transversalmente para o universo de formadores/as.
Muito recentemente, a 12 de junho o CECOA participou na conferência final deste projeto, o Projeto Qualitools, em Łódź na Polónia. A conferência foi organizada pelo promotor deste projeto, a Spoleczna Akademia Nauk, em colaboração com as diversas entidades parceiras.
Após a apresentação do Projeto Qualitools e dos principais produtos, pela ABIF e EPRA, os outros parceiros do projeto (CECOA, ZNANIE, BTF e novamente a EPRA) apresentaram diferentes abordagens nacionais de qualidade no setor da educação e da formação profissional.
Os 77 participantes polacos tiveram ainda oportunidade de trocar experiências com os parceiros, e entre si, graças à participação num de dois workshops paralelos: um sobre a qualidade nas suas organizações, e um outro, sobre boas práticas, precisamente, na promoção da qualidade na formação.
Terminado o projeto em setembro de 2018, ficarão certamente os bons momentos de equipa e de reflexão do consórcio; os resultados e os produtos tangíveis desenvolvidos em conjunto, mas também os outros, os «outputs» intangíveis como a capacidade potencial de transferir estas ferramentas para outras áreas/setores; a apropriação e exploração destes materiais para uso futuro, num período pós projeto.
Para pleno acesso os principais recursos encontram-se online, traduzidos e prontos a usar!
Para mais informação: http://www.qualitools.net
O projeto foi promovido pela Spoleczna Akademia Nauk, e teve como parceiros o CECOA – Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins, a ABIF e a EPRA - European Peer Review Association, da Áustria; a Znanie Association da Bulgária, e a Bridging to the Future do Reino Unido.
Este projeto foi financiado pelo Programa Erasmus + - Ação Chave 2: Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas; Ação: Parcerias estratégicas nos domínios da educação, formação e juventude.
Equipa.
Parceria.
Participantes.
Workshop Boas Práticas.
Workshop Qualidade.
Sessão Final.