Início / Notícias / Visita à SUMOL+COMPAL em Pombal e Leiria.

Visita à SUMOL+COMPAL em Pombal e Leiria.

Técnico/as de Apoio à Gestão e Técnicos/as de Logística da delegação centro.

 

Os formandos dos cursos de Educação e Formação de Adultos de Técnico/a de Apoio à Gestão e Técnico/a de Logística, da delegação centro do CECOA, visitaram a unidade industrial da Sumol+Compal, SA em Pombal e o seu centro logístico em Leiria. 

Há mais de 60 anos que a Sumol+Compal soma conhecimento, experiência e sucessos. Atualmente emprega cerca de 1.600 colaboradores, distribuídos pelas suas quatro unidades industriais e central logística, situadas em Portugal, e pelas unidades industriais localizadas em Moçambique e Angola, fruto da aposta na internacionalização encetada desde 2013. 

Ao longo do tempo a marca Sumol+Compal tornou-se uma referência no setor pela inovação, diferenciação e permanente evolução nos formatos e sabores dos seus produtos, os quais fizeram parte dos hábitos de consumo de gerações. Atualmente os produtos aqui produzidos estão presentes nos cinco continentes, em mais de 70 países sendo que cerca de 30% das vendas já são feitas fora de Portugal.

A manhã iniciou com uma breve apresentação da empresa, seguida de visita às instalações da unidade industrial de Pombal. Já no museu da empresa pudemos assistir ao vídeo institucional e constatar a dimensão do universo Sumol+Compal e da sua cultura organizacional. O museu permitiu ainda uma viagem pela história da empresa, na medida em que permitiu observar equipamentos utilizados antes dos processos de mecanização e a evolução das embalagens e das campanhas publicitárias ao longo do tempo.

Da parte da tarde, a visita de estudo prosseguiu no Centro Logístico de Leiria que é o principal ponto de abastecimento do mercado. Deste armazém central, com cerca de 28.000 m2 e com capacidade para 30.000 paletes, são abastecidos cerca de 35.000 pontos de entrega em Portugal. Aqui foi possível observar as operações logísticas a decorrer e perceber, de forma detalhada, como se desenvolvem os processos, desde o armazenamento dos produtos que chegam das unidades industriais, à constituição das cargas de acordo com os requisitos de cliente e expedição das mesmas. Esta experiência permitiu, ainda, compreender a integração das operações logísticas com os processos administrativos de apoio à gestão da cadeia logística.

O nosso agradecimento à Sumol+Compal SA pela disponibilidade demonstrada e por permitir aos formandos validar, num contexto real de empresa, o conhecimento adquirido em contexto formativo. Bem-haja nomeadamente aos colaboradores Diana Gaspar e José Fontaínhas pelo acolhimento, acompanhamento e recetividade às questões colocadas pelos formandos.

 

 

 





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional