Integração de jovens em situação NEET na comunidade e em rede.
IO – Resultado Intelectual.
O projeto ComNetNEET visa integrar os jovens em situação NEET (jovens que não estão nem a trabalhar nem a estudar ou a frequentar qualquer tipo de formação), ajudando-os a ultrapassar os seus principais obstáculos, numa perspetiva de inclusão social.
O primeiro IO – Resultado Intelectual encontra-se em destaque, onde apresentamos alguns dados da literatura analisada, as melhores práticas recolhidas pelos países parceiros e as recomendações para o modelo de intervenção do projeto ComNetNEET.
- Em todos os países parceiros existe uma grande preocupação com os jovens em situação NEET. Salienta-se um número significativo de jovens que corre sérios riscos de exclusão e que perdeu contacto com as instituições de referência.
- Nos 5 países do consórcio (Portugal, Espanha, Itália, Alemanha e Reino Unido) existe um vasto conjunto de iniciativas para trabalhar com os jovens em situação NEET. Foi consensual a identificação de práticas que trabalham com estes jovens; envolvam jovens dos 18 aos 29 anos; incluam um elemento de aprendizagem em contexto de trabalho.
- Os relatórios nacionais salientam os seguintes elementos do modelo de integração social: “envolver”, “orientar”, “estabilizar” e “inserir”. Estes elementos integram um “sistema de transição” para aqueles cujas intervenções visam trazer de volta os jovens em situação NEET ao sistema de educação e de formação profissional (EFP) e ao mundo do trabalho.
- O relatório europeu apresenta as melhores práticas que contribuem para a integração das medidas de inclusão social e de coordenação geral, bem como as principais recomendações para moldar medidas individuais; políticas a nível comunitário, regional e local, nacionais e europeias, bem como os elementos mais significativos para um modelo de intervenção.
O Relatório Europeu e o Relatório Nacional encontram-se disponíveis na página do projeto (em língua inglesa):
Saiba mais sobre o este produto, leia e partilhe a nossa Newsletter.
Saiba mais sobre o projeto, leia e partilhe as principais notícias produzidas: clique aqui
Website do projeto: clique aqui
Facebook do projeto: clique aqui