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Novo projeto na área do reconhecimento, validação e certificação de aprendizagens não formais e informais.

Projeto Erasmus + “PROFI-VNFIL – Ensure the professionalisation and good functioning of VNFIL”.

 

Portugal é reconhecido pelos seus pares europeus como uma referência no que ao reconhecimento, validação e certificação de aprendizagens não formais e informais diz respeito. Pioneiros que fomos nesta matéria, com a criação em 2000 dos primeiros centros RVCC, numa estratégia de qualificação e de valorização das competências não formais e informais (mas também, formais) da população Portuguesa, que tendo passado por várias fases e várias designações destes “Centros”, continua até aos dias de hoje com mais de 300 Centros QUALIFICA espalhados pelo país.

O CECOA enquanto entidade formadora cuja missão passa por formar, desenvolver e qualificar os Portugueses tem contribuído para este desígnio nacional. Em 2001, enquanto um dos centros RVCC pioneiros em Portugal, hoje, enquanto Centro QUALIFICA, acumulando assim, mais de 15 anos de experiência em processos de reconhecimento, validação e certificação de aprendizagens não formais e informais.

É neste contexto, que surge o convite para o CECOA integrar a parceria do projeto Erasmus + “PROFI-VNFIL – Ensure the professionalisation and good functioning of VNFIL”, projeto que visa contribuir para que nos países parceiros, se estabeleçam ou reforcem estratégias de reconhecimento, validação e certificação de aprendizagens não formais e informais (em inglês VNFIL – Validation of non formal and informal learning), profissionalizando o processo e melhorando as práticas e ferramentas utilizadas.

Neste projeto que integra parceiros da Lituânia (promotor), Grécia, Itália e Portugal, o CECOA apresenta-se com uma dupla valência. Por um lado, enquanto entidade com conhecimento acumulado, partilhando com os restantes parceiros e países menos experientes ou com sistemas menos maduros, formalizados ou robustos, a nossa experiência e a do sistema português em matéria de reconhecimento, validação e certificação de aprendizagens não formais e informais. Por outro lado, porque é nossa convicção que podemos sempre melhorar as nossas práticas, construindo com os parceiros do projeto, novo conhecimento, nomeadamente ferramentas digitais de (auto) avaliação que apoiem os candidatos e o próprio processo de reconhecimento, validação e certificação de aprendizagens não formais e informais, de que é exemplo, a intenção do projeto de desenvolver um e-portfolio para este fim específico.

O projeto começou em novembro de 2018 e terminará em abril de 2021.

Para mais informações, contactar Cristina Dimas (cristina.dimas@cecoa.pt).

 





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