Início / Notícias / ReferNet Portugal: uma rede em movimento!

ReferNet Portugal: uma rede em movimento!

Coordenadora Nacional fala-nos dos projetos da Rede.

 

Desde o seu lançamento no nosso país, o CECOA tem vindo a participar ativamente na ReferNet Portugal. Esta é uma rede Europeia especializada no ensino e na formação profissional (EFP), criada em 2002 pelo Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (Cedefop).

A ReferNet reúne, analisa e disponibiliza informação no âmbito do EFP, nomeadamente a evolução dos sistemas e das políticas nacionais nos 28 Estados-Membros da União Europeia, Islândia e Noruega. Enquanto rede do Cedefop tem acordado um plano de trabalho anual, bem como dar visibilidade às atividades realizadas por este Centro Europeu.

Fernanda Ferreira, partilha connosco alguns dos trabalhos realizados e os principais desafios desta rede para 2019!

 

CECOA: Gostaria de salientar algum produto recentemente realizado ou a decorrer no âmbito da ReferNet Portugal?

 

FF: Sim. O Cedefop tem vindo a investigar as implicações da tecnologia nas tendências de emprego e as necessidades de competências futuras a nível Europeu, e nós, enquanto representantes da rede em Portugal estamos precisamente a preparar um artigo nacional com este foco. Este artigo incide sobre as principais estratégias, iniciativas e práticas para preparar os sistemas de EFP para a digitalização e o futuro das tecnologias de trabalho.

 

CECOA: Quais as principais atividades da ReferNet Portugal previstas para 2019 que gostaria de destacar?

 

FF: Os principais desafios para 2019 são conceber um relatório sobre os desenvolvimentos nas políticas de EFP, bem como conceber e publicar notícias relativas ao sistema e aos seus operadores, a nível nacional. Iremos ainda dar continuidade a toda uma estratégia conjunta que visa dar mais visibilidade a esta rede, que estamos a desenvolver com os nossos parceiros nacionais, entre eles o CECOA.

 

Coordenadora da ReferNet Portugal:

Fernanda Ferreira é Técnica superior da DGERT, desde 2006. No período de 2009 a 2014 foi perita nacional destacada no Cedefop, na Grécia. Trabalhou no INOFOR/IQF desde 1999 onde esteve ligada a projetos de formação profissional nacionais e Europeus, e à ReferNet desde 2003. É licenciada em Psicologia Social e das Organizações.

 

Para saber mais sobre a ReferNet Portugal:

http://www.refernet.pt/

http://www.cedefop.europa.eu/pt/events-and-projects/networks/refernet





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional